O calcário agrícola tem sido uma ótima alternativa para quem precisa controlar a acidez do solo da sua plantação. A principal vantagem é que a calagem — nome da técnica que utiliza calcário agrícola — serve para diferentes culturas.
Grande parte dos solos do Brasil tem problemas com acidez. Se a sua produtividade agrícola tem sido prejudicada por esse fator, esse post é para você! Continue lendo e entenda se vale a pena usar o calcário agrícola.
Cenário do calcário agrícola no Brasil
- Correção do pH do solo: O calcário agrícola é utilizado para corrigir a acidez do solo, aumentando o pH e melhorando as condições para o crescimento das plantas.
- Ampla disponibilidade: O Brasil possui vastas reservas de calcário, o que torna o produto facilmente acessível e relativamente econômico para os agricultores.
- Variedades disponíveis: Existem diferentes tipos de calcário agrícola disponíveis no mercado brasileiro, como calcário calcítico e dolomítico, cada um com composições químicas específicas para atender às necessidades do solo.
- Benefícios agronômicos: Além de corrigir o pH do solo, o calcário agrícola também fornece nutrientes essenciais, como cálcio e magnésio, que são importantes para o desenvolvimento das plantas.
- Recomendação técnica: A aplicação de calcário agrícola geralmente é baseada em análises de solo e recomendações técnicas específicas para cada tipo de cultura e região.
Calcário agrícola funciona?
O funcionamento do calcário agrícola é provado e acontece com eficácia porque o desenvolvimento da estrutura de solo forma uma série de bioporos. Estes, por sua vez, ajudam a desenvolver a raiz das plantas e também a movimentar as partículas de calcário.
Dessa forma, na calagem as partículas de calcário descem pelos canais não abertos ou pelo perfil, formando uma frente de alcalinização.
Como funciona a aplicação do calcário agrícola?
Na prática, existem duas principais formas de realizar a calagem na sua plantação:
- Aplicação incorporada: possui baixa solubilidade e, por isso, é mais usada para a conversão de áreas agrícolas que tem o objetivo de potencializar a reação do produto no solo. A aplicação deve ser seguida de aração e gradagem.
- Aplicação superficial: consiste em aplicar o calcário no solo sem revolvimento. Apesar de ser aplicada superficialmente, já tem comprovação de que reduz a acidez do solo de forma significativa e profunda, além de ter uma aplicação mais prática.
Qual o melhor tipo de aplicação?
Uma discussão recorrente no meio agrícola é sobre qual é a melhor e mais eficaz forma de realizar o processo de calagem. A verdade é que existem estudos práticos que provam a eficácia das duas técnicas de aplicação.
Atualmente, porém, mais produtores agrícolas estão apostando na aplicação superficial, especialmente porque tem vantagens econômicas, sem perder a produtividade do solo.
Falando mais especificamente do cultivo de grãos e de áreas de pastagem, também já existem estudos que provam a maior eficácia da aplicação superficial.
Além disso, a aplicação superficial é um processo mais prático e com menos etapas e, mesmo assim, ainda é capaz de atingir camadas profundas do solo e gerar bons resultados.
Vale a pena usar calcário agrícola?
Ficou claro que o calcário agrícola e todo o processo de calagem são muito eficazes para diminuir a acidez dos solos, não é? Então, se esse for o seu caso, vale a pena investir nessa alternativa para melhorar sua produtividade agrícola.
→Leia também sobre projeto de irrigação para ter resultados ainda mais positivos!