Muitos produtores tem optado por trocar o sistema de irrigação convencional, evoluindo para sistema de irrigação com tubo e motobomba. O sistema de aspersão convencional utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada.
Quais as vantagens de utilizar o sistema de irrigação com tubo e motobomba?
As duas grandes vantagens para quem decide pela troca são:
- Ganho de tempo diminuindo a mão de obra no manejo do sistema: o IRRIGAT, por ser um sistema de irrigação semiautomático, irriga uma faixa de quase 1 hectare por passada em um tempo de 2:30 a 12h, dependendo da quantidade de lâmina de água desejada na cultura. Para essa troca de faixa, com a abertura da mangueira na área a ser irrigada, que pode ser feita com um micro-trator, trator ou até mesmo um cavalo, demora-se em média 30 minutos. Já no sistema convencional, o envolvimento dia no manejo é muito maior para irrigar a mesma quantidade de área;
- Ganho de mobilidade: por ser um equipamento móvel e leve, o IRRIGAT permite irrigar áreas diferentes e distantes entre si, além de ser possível expandir a área irrigada. Isso significa que um produtor que pretende irrigar uma área de 5 hectares hoje, pode, no futuro, com o mesmo equipamento irrigar até 12 hectares. Basta dimensionar isso no projeto de irrigação inicial.
O que é necessário para a troca?
Para fazer essa troca e aproveitar o material já utilizado é necessário:
- Informar a bitola: o modelo e a quantidade de tubos de PVC que você tem. Para o sistema Irrigat normalmente utiliza-se tubos de 75mm para levar a água do ponto de captação até a área a ser irrigada. Isso pode variar de acordo com a distância e o desnível de cada lavoura;
- Informar o modelo da motobomba que você tem: aqui o que importa é a curva de vazão e pressão da motobomba, que pode ser elétrica, a diesel ou tratorizada. Usualmente, o sistema Irrigat utiliza uma motobomba de 15cv de potência que dê 18.000 litros horas de vazão e em torno de 85 mca de pressão.
Possuindo grande parte do material, o único investimento adicional a ser feito é no próprio carretel Irrigat, garantindo a você ganho de tempo e mobilidade.
Como a irrigação por aspersão móvel pode melhorar sua lavoura?
- Flexibilidade: Permite irrigar diferentes áreas conforme necessário, adaptando-se a mudanças na topografia ou nas culturas plantadas.
- Economia de água: Permite uma aplicação mais precisa de água, reduzindo o desperdício em comparação com métodos de irrigação convencionais.
- Maior eficiência: A capacidade de mover aspersores ajuda a distribuir a água de forma mais uniforme, maximizando a cobertura e minimizando áreas não irrigadas.
- Facilidade de instalação: Geralmente mais fácil de instalar do que sistemas de irrigação fixos, pois não requer a instalação de tubulações subterrâneas.
- Manutenção simplificada: Os componentes móveis facilitam a manutenção e a substituição de peças danificadas, reduzindo o tempo de inatividade do sistema.
- Maior produtividade: A capacidade de fornecer água diretamente às plantas quando necessário pode resultar em melhores rendimentos e qualidade dos cultivos.
Com este post você pôde compreender que o sistema de irrigação por carretel traz mobilidade e diminuição do tempo de manejo, podendo ainda aproveitar os tubos e motobomba que você tem no sistema de aspersão convencional.
Quer aumentar ainda mais a eficiência do seu sistema de irrigação? Artigo Aumentando eficiência da sua irrigação