A irrigação semiautomática está ficando mais conhecida entre os agricultores, principalmente entre aqueles que buscam por soluções mais viáveis. Isso porque são opções que facilitam o dia a dia e dispensam diversos tipos de custos, como manutenção, implementação e outros.
Por isso, trouxemos mais detalhes sobre as opções semiautomáticas e exemplificamos tudo com nossa própria solução, o Irrigat. Veja:
O que é uma irrigação semiautomática?
Um sistema de irrigação semiautomático é aquele que precisa da mão-de-obra humana em algum momento do processo para que ele ocorra como deve ser. Um bom exemplo disso é o nosso carretel de irrigação, o Irrigat, que entra nessa categoria, pois:
- O produtor precisa posicionar o carretel no ponto de partida da irrigação, ou seja, de onde ele deseja que o sistema comece a irrigar;
- Feito isso, o sistema puxa automaticamente o carrinho aspersor, sem precisar da interferência do produtor durante o processo;
- Após, é necessário guardar o carretel ou colocá-lo em uma nova faixa de irrigação.
Quais as vantagens de investir no sistema semiautomático?
Os sistemas 100% automatizados são os que demandam maior investimento no mercado, além de um profissional especializado para as manutenções frequentes. Sendo assim, essas opções acabam não sendo tão acessíveis a médios produtores e praticamente impossíveis para os pequenos.
Já os sistemas semiautomatizados, como o Irrigat, nasceram com a proposta de levar um melhor custo-benefício a esses produtores e expandir a irrigação para esse público. E entre os motivos de sua viabilidade, temos:
- A manutenção pode ser feita pelo próprio produtor;
- O sistema é móvel e pode ser colocado em qualquer área da propriedade a ser irrigada;
- Pode ser usado em pastagens, também;
- Não precisa de obras para instalação;
- Por ser livre de canos, não impede o tráfego de máquinas em nenhum momento.
Qual a praticidade de um carretel de irrigação semiautomático?
- Mobilidade: O carretel é móvel, o que significa que pode ser facilmente deslocado entre diferentes áreas de cultivo, permitindo uma cobertura mais uniforme da água.
- Flexibilidade: Pode ser utilizado em terrenos irregulares e áreas de difícil acesso, adaptando-se às necessidades específicas de cada propriedade agrícola.
- Automatização: Alguns modelos de carretéis de irrigação podem ser automatizados, o que reduz a necessidade de supervisão constante por parte dos agricultores, proporcionando maior conveniência e eficiência operacional.
- Economia de mão de obra: A utilização do carretel de irrigação pode reduzir a necessidade de mão de obra manual para a aplicação de água, o que pode resultar em economia de custos e tempo para os agricultores.
- Melhoria na eficiência de uso da água: Permite uma aplicação mais precisa da água, reduzindo desperdícios e melhorando a eficiência no uso desse recurso vital para a agricultura.
O Irrigat é um sistema muito democrático e adaptável a, praticamente, todos os tipos de cultivos. Os únicos que destacamos como não aplicáveis tão facilmente é para pomares, estufas, cafezais e parreirais.
Mas, entre os nossos clientes que adquirem o Irrigat, os cultivos mais comuns que vemos são soja, milho, fumo e hortifrutigranjeiros, além das pastagens.
Onde posso saber mais sobre o Irrigat?
Abaixo, trouxemos uma curadoria de conteúdos, feitos por nós mesmos, que trazem diversas curiosidades e informações importantes para quem quer conhecer nosso sistema e também sobre agricultura familiar, clima e outros. Confira:
- 4 lucros que o Irrigat proporciona para você e sua propriedade
- Partes do carretel IRRIGAT: conheça todos os componentes do nosso sistema!
- O que é regulável no sistema Irrigat?
- Quantos hectares um carretel Irrigat consegue irrigar?
- 6 curiosidades sobre a IRRIGAT que você não sabia
- Qual a durabilidade do carretel de irrigação Irrigat?
- Como financiar o seu sistema de irrigação Irrigat?