Você sabe o que é um biofertilizante? Ele é um tipo de adubo orgânico, ou seja, feito de esterco líquido e que é composto por diversos tipos de nutrientes. A forma líquida do adubo é por conta dos resíduos orgânicos e nutrientes em água que ele leva.
Os benefícios do esterco líquido começam pela facilidade de aplicação, podendo ser pulverizados e garantindo uma excelente nutrição a elas. Outra vantagem é que ele é muito fácil de fazer.
Neste artigo, você poderá conferir dicas de como fazer seu esterco líquido com a receita e modo de preparo completos e como aplicar no seu cultivo de maneira prática, rápida e fácil, preservando o solo de doenças e pragas e nutrindo suas plantas. Acompanhe!
Confira as vantagens de usar esterco líquido
Há inúmeras vantagens em usar o esterco líquido. A primeira delas é o reaproveitamento da sua matéria-prima. Consequentemente, há redução de gastos ao usar o que você já tem em sua propriedade, sem precisar comprar um fertilizante.
Os alimentos crescem mais saudáveis e você ajuda a reduzir o impacto no meio ambiente, além de melhorar a produtividade das culturas, fortalecer as plantas diretamente e ainda dá ao solo uma qualidade biológica superior.
Como preparar
Para preparar esterco líquido, você pode seguir o passo a passo, usando:
- 30 kg de esterco fresco de bovino;
- 2 kg de bórax;
- 60 litros de água;
- 2 litros de leite;
- 2 kg de fosfato natural;
- 2 kg de melado ou açúcar mascavo;
- 2 kg de calcário;
- 2,5 kg de cinza.
Modo de preparo
Em um tambor limpo, despeje 40 litros de água, diluindo o esterco nesse líquido em seguida. Os 20 litros de água restantes devem ser adicionados em outro balde limpo e nele coloque também o bórax, o calcário e o fosfato, nessa ordem. A cada ingrediente adicionado, misture bem até ficar homogêneo.
Em outro balde, coloque o leite e o melado, diluindo bem e, em seguida, misture aos preparados acima. O esterco está pronto, basta mexer duas vezes ao dia.
Aplicação do esterco líquido
A aplicação do esterco líquido pode ser feita pelo sistema de irrigação autopropelido, que tem a vantagem de distribuir uniformemente, garantindo bons resultados em toda sua plantação e deixando sua aplicação no solo bem mais fácil.
Nesse caso, o sistema é chamado de fertirrigação por carretel. Por meio de um carretel, movimentado por energia hidráulica, ele bombeia a água e faz com que o equipamento se desloque para a área que vai ser irrigada.
Se você está a procura de um sistema de irrigação autopropelido para ajudar na distribuição do esterco líquido para o solo, conheça a solução na IRRIGAT!
👉 Confira como funciona o sistema, suas vantagens e tenha a certeza de fazer a escolha certa com o método adequado para irrigação e distribuição de esterco no seu plantio.