O Brasil é conhecido por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo. As dimensões continentais do nosso país permitem que aqui cresça de tudo; dos grãos às mais variadas frutas e verduras. Aliada às condições climáticas, essa característica também nos permite produzir muitos tipos de hortaliças.
Além disso, as hortaliças são fundamentais para manter nossa saúde em dia. Fonte de fibras e vitaminas, as hortaliças são indispensáveis em qualquer alimentação saudável.
Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar os tipos de hortaliças e quais são os alimentos mais populares de cada categoria.
Ao fim do texto, você também vai conhecer uma maneira muito prática de melhorar a qualidade e a produtividade da sua plantação. Continue acompanhando e boa leitura!
O que são as hortaliças?
A definição de o que são hortaliças é um pouco complexa. Isso porque não há um acordo claro no universo da botânica sobre o que de fato são as hortaliças.
Por exemplo, “hortaliças” podem ser algumas espécies de folhas e palmitos comestíveis, frutos, flores, caules aéreos, entre outros.
Além disso, a produção de hortaliças se encaixa na “olericultura”, que é um ramo da horticultura. Nessa classificação, são consideradas hortaliças as plantas de consistência herbácea. Portanto, as hortaliças são compreendidas como as folhas, inflorescências, raízes, caules e frutos das plantas.
Principais tipos de hortaliças do Brasil
Agora que entendemos mais sobre o que são as hortaliças, vamos falar um pouco sobre os tipos mais comuns no Brasil. As hortaliças podem ser divididas nos seguintes grupos: tuberosas, herbáceas e fruto. Conheça mais sobre cada uma delas:
Hortaliças-fruto
As hortaliças-fruto, como o nome indica, são aquelas onde o fruto da planta é utilizado. Aqui, a melhor fase para utilização da hortaliça irá depender de cada tipo, podendo ser consumida tanto verde quanto madura.
Os principais tipos de hortaliça-fruto do Brasil são:
- ervilha;
- tomate;
- melancia;
- abóbora;
- berinjela;
- xuxu;
- maxixe.
Hortaliças tuberosas
As hortaliças tuberosas têm como principal característica o desenvolvimento dentro da terra. Ou seja, as hortaliças tuberosas são aquelas que popularmente consideramos como raízes.
Muito presentes em nosso dia a dia, as principais hortaliças tuberosas são:
- batata;
- batata-doce;
- cenoura;
- inhame;
- cebola;
- alho-poró;
- beterraba;
- mandioca;
- nabo.
Hortaliças herbáceas
Ao contrário das tuberosas, as hortaliças herbáceas são aquelas que a parte comestível se desenvolve acima do solo. Ou seja, isso significa dizer que folhas, talos, flores e inflorescências fazem parte dessa categorização.
As herbáceas mais populares no Brasil são:
- alface;
- brócoli;
- aipo;
- espinafre;
- couve-flor
- acelga;
- repolho.
Como melhorar a qualidade e a produtividade do meu plantio?
Se você tem uma plantação de algum tipo de hortaliça citada anteriormente sabe que é preciso cuidar com dedicação e atenção para que problemas não ocorram. Afinal, ninguém gosta de trabalhar duro e não ter os resultados esperados.
Por isso, é importante ter a tecnologia ao seu lado. E uma das melhores coisas que você pode fazer por sua lavoura é contar com a fertirrigação!
Com a fertirrigação você nutre o solo e fortalece sua produção ao mesmo tempo que irriga o plantio. Clique aqui e conheça 4 motivos para contar com a fertirrigação.
Quer saber mais? Então conheça o ECOIRRIGAT, nosso carretel de fertirrigação!