Começar a cultivar uma nova cultura é sempre um desafio, e não seria diferente em se tratar da plantação de cenoura. Por isso, se você está começando ou está com dificuldades com a produção do vegetal, é importante estar atento e pôr em prática algumas das dicas que traremos a seguir.
Entretanto, antes de começar, é necessário entender que o cultivo da cenoura exige alguns fatores-chave, que são fundamentais no desenvolvimento desta cultura:
- Solo: de textura média, com bom nível de matéria orgânica e pH em torno de 6;
- Clima: faixa ideal para germinação entre 20 e 30°C;
- Área: canteiros de 0,8 a 1,4 metro de largura, e de 15 a 30 centímetros de altura;
- Colheita: de 80 a 120 dias após a semeadura.
Início da plantação de cenoura
Antes do plantio, é importante realizar a limpeza da área ou a incorporação dos restos culturais da safra anterior. Tendo como tarefa seguinte a aração, a gradagem e o levantamento dos canteiros.
Além disso, estes devem ter entre 80 e 140 centímetros de largura, e de 25 a 30 centímetros de altura , com uma distância de pelo menos 30 centímetros uns dos outros. Preparado o terreno, podemos começar a etapa do plantio.
Plantio da cenoura
Nesta etapa, é importante começar traçando os sulcos nos canteiros, com um ou dois centímetros de profundidade, mas com uma distância de pelo menos 20 centímetros entre eles.
Para os pequenos e médios produtores a operação pode ser feita manualmente, mas para evitar o trabalho desnecessário é possível improvisar algumas técnicas mais eficientes.
Usar uma pequena lata com pequenos furos ou um vidro com a tampa furada são alguns exemplos, sendo necessário apenas sacudir o recipiente para que as sementes caiam nos sulcos.
Para os grandes produtores, em áreas maiores, é possível realizar o plantio com plantadeiras de precisão.
Colheita da cenoura
A etapa de colheita varia entre 80 e 120 dias após a semeadura, entretanto, é possível prever a melhor época da colheita ao observar sua produção. Quando as folhas mais velhas amarelam, secam e se curvam é sinal de que as cenouras começaram a amadurecer.
No processo de colheita ainda é feita a primeira seleção das raízes, descartando aquelas consideradas defeituosas, como:
- arroxeadas ou esverdeadas;
- com deformações e rachaduras;
- com indícios de doenças ou nematóides.
Irrigação da cenoura
Nesta cultura é importantíssimo regar os canteiros diariamente para iniciar o processo de germinação, até que atinja 20 centímetros de profundidade. Isso porque, após esse período, as regas são mais leves e rotineiras. Logo, é necessário a irrigação pensada estrategicamente para o seu tipo de solo e das condições climáticas.
Ademais, para os pequenos e médios produtores, é indicado pensar em uma irrigação de uma forma mais assertiva. Sendo assim, o indicado é fazer o uso do sistema autopropelido, um equipamento móvel voltado para irrigação por aspersão, que se adapta bem à maioria das culturas agrícolas.
Aprimorando sua plantação de cenoura com IRRIGAT
Você já conhece o carretel de irrigação da IRRIGAT? Usando a técnica de irrigação autopropelida, através de um carretel, um canhão com altura regulável, uma motobomba e uma tubulação, fornecemos uma opção do sistema mais funcional e eficiente.
Perfeita principalmente para os pequenos e médios agricultores, o sistema é ideal para a plantação de cenoura, garantindo a quantidade certa de água desde o plantio até a colheita da sua produção.