Diferente do que muitos podem imaginar, começar uma plantação de abacaxi não exige do produtor técnicas muito complicadas, sendo a cultura ideal para pequenos e médios produtores.
Além disso, nos primeiros seis meses, o cultivo do abacaxizeiro também tem a vantagem econômica de dividir espaço com outras culturas de ciclo curto, como o feijão, amendoim, quiabo, repolho e tomate.
Entretanto, antes de começar, é necessário entender que o cultivo de abacaxi exige alguns fatores chave, que são fundamentais no desenvolvimento desta cultura:
- Solo: bem drenado, arejado e com pH entre 4,5 e 5,5;
- Clima: ideal quando a temperatura oscila entre 22 ºC e 32 ºC;
- Área: pode ser cultivada em um jardim;
- Colheita: o ano todo, com concentração entre novembro e fevereiro.
1 – Início
Primeiramente, é importante entender que existem diversos tipos de abacaxi que podem ser cultivados:
- BRS Imperial;
- IAC Fantástico;
- BRS Ajubá;
- BRS Vitória;
Estes são tipos mais resistentes à fusariose, a principal doença que ataca o abacaxizeiro no Brasil, podendo causar um grande prejuízo à produção. Entretanto, estas não são as opções mais escolhidas pelos produtores no país, são elas:
- Pérola, para o consumo in natura;
- Smooth Cayenne (Havaí), para industrialização e exportação.
2 – Propagação
A propagação da cultura pode ser assexuada ou vegetativa, sendo feita a partir de mudas filhotes ou rebentão, comuns no abacaxi Pérola e Smooth Cayenne. Outra forma de plantio pode ser feita com o uso da coroa da fruta.
A principal dica nessa etapa é garantir que as mudas fiquem um período de até duas semanas expostas ao sol, com sua base para cima, evitando o apodrecimento pós plantio.
3 – Ambiente
A temperatura ideal para o desenvolvimento da cultura é de 22 a 32°C, entretanto, o cultivo do abacaxizeiro pode ser feito sem grandes problemas em regiões que variam entre 5 e 40°C.
A principal ressalva diz respeito aos climas de extremo frio, pois a fruta não tolera geadas, sendo assim, impossível de se desenvolver.
4 – Plantio
Para o desenvolvimento natural da cultura, o mais indicado é fazer o plantio entre o fim do período seco e início do período chuvoso, embora este pode ser feito em qualquer época do ano se houver irrigação no local.
Outra dica importante para um plantio de qualidade é buscar por um solo bem drenado, com textura areno-argilosa ou leve e com um pH entre 4,5 e 5.
Além disso, é necessário haver matéria orgânica com teor superior a 1% de fertilidade, com alto teor de potássio, caso contrário, é sugerido fazer suplementação da cultura com adubação química.
5 – Espaçamento
Ao se tratar do espaçamento ideal para plantio, essa cultura exige que sejam feitas covas ou sulcos, utilizando fileiras simples ou fileiras duplas. O sistema de curva de nível é o mais indicado para terrenos em declive.
Assim, para o plantio basta colocar a muda verticalmente na cova/sulco, com um quarto a um terço de seu comprimento enterrado no solo.
6 – Cuidados
Ao se tratar dos cuidados, algumas dicas são essenciais para o melhor desenvolvimento da cultura. A adição de calcário dolomítico, termofosfato magnesiano e fontes de fósforo podem ser um bom diferencial.
Outra dica é, durante a fase vegetativa, fazer adubações com a aplicação de nitrogênio e potássio a partir do segundo mês de cultivo.
Além disso, fazer capinas ou uso de cobertura morta é um bom meio de evitar as ervas daninhas, que prejudicam e muito sua produção.
E por último, em locais de alta insolação, um mês antes da colheita, proteja os frutos com jornal, sacos de papel sem fundo ou palha seca, evitando grandes perdas.
7 – Produção
Os meses de novembro a fevereiro se destacam na produção de abacaxis, entretanto, essa colheita pode ser feita o ano todo quando utilizada as técnicas adequadas para isso, como a irrigação, por exemplo.
Aprimorando sua plantação de abacaxi com irrigação
Você já conhece o sistema de irrigação autopropelido? Ele funciona através de um carretel, um canhão com altura regulável, uma motobomba e uma tubulação, fornecemos uma opção do sistema mais funcional e eficiente.
Perfeita principalmente para os pequenos e médios agricultores, o sistema é ideal para a plantação de abacaxi, garantindo a quantidade certa de água desde o plantio até a colheita da sua produção.