fbpx

Conheça 4 dicas para plantar soja

conheça as melhores dicas para plantar soja

A soja é uma cultura rentável e é responsável por grande parte da produção de grãos no Brasil. Com um potencial de exportação único, a demanda do mercado tem espaço para todo o tipo de produção: da soja geneticamente modificada até os grãos orgânicos. 

Graças às condições do clima e do solo brasileiro, nosso país acaba sendo um dos melhores lugares do mundo para quem quer investir na produção do grão. Por isso, preparamos esse artigo com 4 dicas para plantar soja!

Analise e prepare o solo

Realizar uma análise completa do solo é a primeira coisa que qualquer futuro plantador de soja precisa fazer. Para isso, é preciso colher uma amostra do solo

O próprio produtor rural pode ficar responsável por essa parte, pois basta abrir um buraco de 20 centímetros de profundidade e coletar a terra. A amostra coletada deve ser enviada para um laboratório de sua confiança.

É só depois de analisar cuidadosamente as condições do solo que você deve dar o próximo passo: a preparação do solo! 

Um bom solo para soja não pode ser compactado e também não deve apresentar erosão. O solo precisa ser rico em matéria orgânica, pois é isso que garantirá o armazenamento de água necessário para que a plantação suporte períodos curtos de estiagem. Além disso, o solo deve estar com o pH adequado. Para isso, o ideal é que se mantenha um pouco ácido, no nível 6. 

Escolha atentamente as sementes

Apesar de serem muitos os fatores de influência, uma boa semente irá fazer toda diferença na qualidade da sua produção de soja. E escolher sementes de qualidade significa escolher aquelas com alta capacidade de germinação e que sejam puras.

Caso você escolha sementes de baixa qualidade, sua produção pode ser comprometida. Isso porque esse tipo de plantio é mais propenso a sofrer com plantas daninhas e doenças, além de ainda diminuir a produtividade.

Atenção para o período da semeadura

A semeadura é uma das partes mais importantes do processo de plantio. Por isso, não esqueça que é fundamental que o solo esteja úmido na hora de realizar a semeadura. 

Se o solo estiver seco, aguarde para realizar a prática. Por exemplo, para os solos mais leves, ou seja, os solos mais adequados para o plantio, a semeadura pode ser feita em 1 ou 2 dias após a chuva. Nos solos argilosos, por sua vez, o ideal é aguardar 3 dias após a chuva para realizar a prática. 

Não esqueça da irrigação

A água é essencial durante todo o ciclo de desenvolvimento da soja. Porém, alguns períodos são essencialmente cruciais quanto a essa necessidade. 

Um desses momentos é durante o período de germinação. Se houver deficiência hídrica nesse período, as plantas não irão atingir o máximo potencial, mesmo que as sementes sejam da melhor qualidade.

Por isso, é fundamental contar com um sistema de irrigação. Esse sistema possibilita aumentar consideravelmente a sua produção, diminui os custos e padroniza a produção! 

Quer saber mais? Clique aqui e conheça as maiores vantagens da irrigação na produção da soja!

O carretel móvel de irrigação IRRIGAT alia praticidade e economia. Então conheça mais agora mesmo, transforme sua produção e faça dessa a melhor das dicas para plantar soja!