O cultivo de estilosantes vem crescendo com o passar dos anos. Com um maior acesso à informação, cada vez mais se fala em alternativas mais baratas em relação às utilizadas nos dias de hoje, no entanto, com rendimentos equivalentes ou até maiores.
As estilosantes são um grande exemplo disso, ao passo que vem ganhando espaço no cenário nacional por ser uma alternativa tão rentável quanto às demais culturas, principalmente por sua versatilidade de uso.
Hoje, vamos falar um pouco sobre as características dessa cultura e as suas diversas utilidades. Isso irá lhe proporcionar uma base maior para avaliar a viabilidade da implementação dessa cultura no seu campo de cultivo.
Algumas características das estilosantes
É uma leguminosa de grande adesão em solos arenosos e, inclusive, clima tropical. O que é perfeito para se desenvolver em nosso país.
Essa adaptabilidade em climas mais secos e de maior escassez hídrica, muito se dá por uma característica das suas raízes. Elas podem chegar até 1,5m de profundidade, o que permite captação de água em níveis mais baixos.
Seus folículos podem chegar até 80 cm de comprimento. Trata-se de uma grama relativamente baixa e com boa taxa de adesão ao solo, o que gera uma grande quantidade de massa seca.
Aliás, importante salientar que devido ao tamanho do alcance das suas raízes, elas são perfeitamente encaixadas em consórcios com outros tipos de pastagem para cobertura, a fim de aumentar a sua produção de pasto por área útil.
Em suma, é excelente para produtores que visam a redução de custos no seu processo produtivo, tendo em vista que não necessita maquinários para seu plantio — que pode ser por lanço — e nem para o seu manejo.
Utilizações e benefícios das estilosantes
Como já dito anteriormente, é uma ótima cultura de cobertura. Ela favorece muito as plantações sucessivas, tendo em vista que os nutrientes permanecem na palha deixada por esta, aumentando a fertilidade.
Outra característica que merece atenção é a sua alta taxa de produtividade. Por isso, ela é perfeita como alimento de gado (pastoreio) e fenação. Além disso, é uma cultura altamente nutritiva para bovinos e, quando seca, demora até perder suas bases nutritivas.
Outra utilização das estilosantes, também, é a chamada adubação verde. Por terem altas taxas de nutrientes, viabilizam a redução com correções do solo, principalmente de equilíbrio de nitrogênio.
No entanto, apesar da enorme resistência à escassez hídrica, ela tem o seu melhor desenvolvimento com uma quantidade de água moderada. Por isso, é imprescindível apostar na irrigação desse tipo de pasto.
Em suma, o ideal são os modelos de aspersão, em especial o carretel de irrigação, que é um sistema mais viável para pequenos e médios produtores em questões de custo-benefício.
Isso porque não precisa de mão-de-obra especializada para operar o maquinário de irrigação, assim como dispensa obras para instalação e manutenção.
Conclusão
As estilosantes podem ser uma alternativa interessante se a sua propriedade tem uma taxa considerável de solo arenoso, assim como para climas tropicais. E, claro, se você for criador de gado.
Para outras dicas e informações, você também pode acessar o blog da IRRIGAT. Encontre tudo que precisa para aumentar sua produtividade, seja em cultivos ou com pastoreio.