A Irrigat, empresa gaúcha com sede em Cruzeiro do Sul (RS), no Vale do Taquari, encerrou o ano de 2025 com crescimento de 20,7% em relação a 2024. O desempenho chama atenção por ocorrer em um período de estagnação em grande parte do mercado nacional e consolida 2025 como um dos anos mais relevantes da história da empresa, após ter tido um primeiro semestre também de crescimento.
Especializada em soluções de irrigação por carretel para pequenas e médias propriedades rurais, a Irrigat também registrou um aumento de 35% no quadro de colaboradores, lançou novos produtos e estruturou uma operação presencial em Guaxupé (MG), fortalecendo sua atuação no Sul de Minas Gerais, uma das principais regiões produtoras de café do país.
Crescimento acima do mercado reforça estratégia da empresa
De acordo com o diretor comercial e de marketing da Irrigat, Eduardo Hendler, o resultado obtido em 2025 é especialmente expressivo diante do cenário econômico enfrentado pelo setor.
“A Irrigat cresceu 20,7% em relação a 2024, em um ano onde a maior parte do mercado se mostrou estagnado. Esse número é extremamente positivo”, destaca.
Segundo ele, o desempenho é sustentado por dois pilares estratégicos: foco total no sucesso do cliente e valorização das pessoas.
“Desde o primeiro contato até muitos anos após a compra, acompanhamos o cliente em todas as etapas. O outro grande pilar é a nossa equipe. Cada colaborador exerce um papel decisivo no dia a dia da empresa. Nosso grande ponto forte são as pessoas”, afirma.
Expansão em Minas Gerais aproxima a Irrigat do produtor rural
A estruturação de uma operação presencial em Guaxupé (MG) marca um novo momento na estratégia de expansão da Irrigat. A unidade atua em parceria com grandes cooperativas do setor cafeeiro, como a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, além da Cocatrel e da Coopercitrus.
Para a diretora administrativa e industrial, Alessandra Hendler, Minas Gerais sempre foi um estado estratégico para a empresa.
“Com o objetivo de estarmos mais próximos fisicamente dos nossos clientes e estreitar laços com as cooperativas que revendem nosso sistema de irrigação, estruturamos uma operação de vendas e pós-vendas em Guaxupé, com foco no Sul de Minas”, explica.
Eduardo Hendler reforça que a presença no estado está diretamente ligada à alta demanda da cafeicultura.
“A Cooxupé conta com 49 unidades de negócio e mais de 20 mil cooperados, enquanto a Cocatrel possui 12 unidades e mais de 9 mil cooperados. Estar presencialmente em Minas Gerais nos permite atender essa demanda com mais agilidade e proximidade”, afirma.
Mesmo com a fábrica localizada no Rio Grande do Sul, a Irrigat mantém o modelo de entrega direta na propriedade do produtor, atuando em todos os estados do Brasil e em outros sete países.
“Garantimos a entrega do sistema de irrigação diretamente na propriedade rural. Além disso, como temos equipamentos em funcionamento em todo o Brasil, o produtor pode conversar com quem já utiliza o equipamento e ter segurança no investimento”, completa o diretor.

Reforço de equipe acompanha aumento da demanda por irrigação
O crescimento da empresa acompanha um cenário de maior demanda por sistemas de irrigação, impulsionado pela instabilidade climática e pela necessidade de maior previsibilidade na produção agrícola.
Em 2025, a Irrigat ampliou seu quadro de colaboradores em 35%, com foco especial nas áreas comercial e de pós-vendas.
“A irrigação passou a ser uma prioridade nas propriedades rurais. Nosso foco foi estruturar a equipe para garantir mais agilidade, eficiência e tranquilidade ao cliente, que é um valor intrínseco da Irrigat”, explica Alessandra Hendler.
Segundo ela, o propósito da empresa é simplificar a vida do produtor rural, oferecendo soluções que facilitem o planejamento e a gestão da propriedade.

Pessoas no centro da estratégia da Irrigat
O cuidado com os colaboradores é um dos pilares da empresa desde sua fundação. Em 2025, a Irrigat lançou o programa Mais Vida Irrigat, que concede:
- Até 60 minutos semanais de folga para colaboradores que comprovem a prática de exercícios físicos
- Folga trimestral para realização de exames preventivos
O programa soma-se a outros benefícios já existentes, como folga no dia do aniversário, refeitório na empresa, plano de saúde e auxílio de até 70% em educação.
“Acreditamos que pessoas saudáveis, com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trabalham melhor e entregam mais qualidade ao cliente”, destaca Alessandra.
Inovação, tecnologia e projeções para 2026
Em 2025, a Irrigat lançou a versão Brasil dos carretéis e também uma versão atualizada para 2026, reforçando o foco em inovação e eficiência no campo.
Para os próximos anos, a empresa projeta novos avanços tecnológicos, com fortalecimento das áreas de engenharia e pesquisa.
“Queremos melhorar continuamente a experiência do produtor a campo, trazendo soluções que permitam mais safras ao longo do ano, com menos preocupação com a seca”, afirma Eduardo Hendler.
A estratégia segue voltada às pequenas e médias áreas, um público que muitas vezes não é priorizado por grandes fabricantes.
“Nosso objetivo é permitir que o produtor produza mais na mesma área, com praticidade e eficiência, em qualquer região do Brasil”, projeta o diretor.
Sobre a Irrigat
A Irrigat nasceu em 2012, com sede em Cruzeiro do Sul (RS), no Vale do Taquari, a partir de uma trajetória iniciada em 1986 em diferentes segmentos. A empresa é especializada na fabricação de carretéis de irrigação, com três modelos no portfólio: Irrigat, Irrigatinho e Ecoirrigat, voltados para pequenas e médias propriedades.
Em 2023, ampliou sua capacidade produtiva com a construção de uma nova estrutura fabril na localidade de São Rafael. Atualmente, conta com mais de cinco mil carretéis em operação, presença em todos os estados brasileiros e atuação em oito países.
A marca também se destaca pela produção de conteúdo técnico e informativo em canais como blog e YouTube, sendo referência nacional em irrigação para produtores rurais.

Leia também em nosso blog:
Quais os fatores climáticos e do solo que o Irrigat resolve?
A irrigação como ferramenta de redução de perdas na produção agrícola
Por que a irrigação com Irrigat é melhor do que a convencional?
O que avaliar na hora de comprar um sistema de irrigação
O que mudou no Carretel Irrigat Versão 2026? Veja detalhes das principais melhorias
Sistemas de Irrigação: como escolher o ideal para sua propriedade e aumentar a produtividade no campo
Três cenários políticos para 2026: o que muda para quem investe em irrigação?
Encerramento de ano: Como 2025 fortaleceu o papel dos sistemas de irrigação na produtividade do agro
Irrigação na fase de frutificação do café: Como os meses de janeiro a março definem sua produtividade