fbpx

Soja transgênica: características, benefícios e cuidados do cultivo

Soja transgênica

A soja transgênica é um dos marcos fundamentais do avanço da tecnologia no meio rural. Com características únicas, ela permite uma facilitação no processo de produção, além de dar oportunidades a muitos produtores que não podiam cultivar soja por diversos fatores.

Apesar de não ser o único ou o mais importante divisor de águas do avanço tecnológico no meio rural, merece uma atenção especial.

Para tanto, vamos apresentar algumas informações valiosas desse grão, que vão te dar a certeza que esta é uma boa escolha para aplicar no seu processo de produção em vista das grandes facilidades que traz.

Características da soja

A soja transgênica nada mais é do que um grão de soja geneticamente modificado. A transgenia se dá pela adição de características de outras espécies de soja em apenas um grão.

Com isso, podemos “fazer” com que o grão tenha as melhores características possíveis. Por exemplo, resistência a climas e condições extremas, resistência maior ou específica a herbicidas e inseticidas, maior taxa nutricional do grão, dentre outras.

Apesar de muito benéfica, a falta de informação traz pontos negativos. Há quem diga que o consumo deste grão pode ocasionar câncer e outros tipos de doenças, mas nada ainda foi cientificamente comprovado.

Benefícios de escolhê-la para o cultivo

Primeiramente, temos uma clara propensão benéfica à utilização do grão por ele ser mais adaptável a maioria das intempéries que o produtor encontra no seu dia-a-dia.

Ela, por si só, já garante um aumento da produtividade, autossuficiência na produção, conservação da biodiversidade e cultivo em situações climáticas normalmente adversas ao que um grão normal não se adaptaria.

Outro benefício importante a ser abordado é a economia que ela gera. Por ser um grão com resistência à maioria das pragas, ela torna o processo de cultivo muito mais barato, o que permite o remanejo de gastos para outras atividades.

Hoje, podemos dizer que a soja transgênica possibilita que o pequeno e o médio produtor trabalhem com ela e possam desenvolver melhor o seu negócio, o que muitas vezes não era sequer pensado em momentos passados.

Cuidados para o cultivo

Aqui não há muito mistério. Por se tratar de um grão com uma diversidade e uma resistência maiores, precisamos garantir que ele tenha os recursos necessários para o seu crescimento.

Então, precisamos nos atentar a dois grandes fatores: solo e irrigação.

Apostar em um solo fértil, equilibrado e com todos os nutrientes necessários para o crescimento do grão é muito importante.

O outro fator é a disponibilidade de água. Como muito sabemos, a dosagem certa de irrigação é o fator mais importante para o cultivo de soja, pois a planta necessita de quantidades adequadas para seu pleno desenvolvimento.

Acerca disso, temos um conteúdo muito interessante sobre a irrigação de soja. Acesse o link ao lado e veja um guia completo sobre o assunto.

Gostou do nosso texto sobre a soja transgênica? Acesse o site da IRRIGAT e tenha muito mais informação!