fbpx

Reúso da água na agricultura: o que é, sistemas e irrigação

Chuva é uma das principais fontes de reúso da água na agricultura

A agricultura conta fortemente com os recursos hídricos, já que estes são responsáveis diretamente pelo sucesso da colheita e do crescimento do pasto para que os animais se alimentem. Mas, saber planejar e administrar a quantidade de água é fundamental para a saúde do meio ambiente.

Para ajudar a natureza e também diminuir os gastos gerais dos muitos litros de água que são consumidos mensalmente nas propriedades, entra a água de reúso. Ela pode ser útil em diversos aspectos na agricultura. 

Para saber mais sobre o que é e como fazer uso, continue a leitura e aproveite!

Compreendendo o cenário da água em âmbito mundial

Cerca de 12% da água doce de todo o planeta está no Brasil. O país também faz parte, junto à Rússia, EUA, Indonésia, China, Canadá, Colômbia, Índia e República Democrática do Congo, dos países que concentram mais de 60% de toda a água doce do planeta.

Nacionalmente, 72% dessa água é usada pela agricultura. Por isso, há a imensa necessidade de reutilizar a água quando possível.

Entenda o que é água de reúso

A água doce existente no planeta, como você viu acima, está sempre na mesma quantidade. Não existe uma nova entrada de água, por exemplo. Ela sempre passa por ciclos, em locais diferentes.

A água de reúso é aquela que é reutilizada antes de seguir seu curso natural, sendo subdividida em reúso potável ou não potável, planejado, direto ou indireto. Seja qual for a forma de reutilização dessa água, a prática de reúso envolve mantê-la um pouco mais presente no local em que ela é útil. 

Sendo assim, há alguns sistemas que diferenciam a forma como ela é captada.

Confira alguns sistemas de captação da água da chuva

Especificamente no Brasil, os índices de chuva são satisfatórios de maneira geral, mesmo com suas variações no extenso território do país e a escassez em determinados períodos do ano.

As cisternas são as mais conhecidas quando o assunto são sistemas de captação de chuva. São canos que direcionam a água da chuva para calçadões de cimento. No leito de enxurradas a água cai em um decantador, passa por uma filtragem e, após isso, é jogada na cisterna. 

A seguir, você poderá conhecer outros tipos de sistemas de captação de água de chuva que também podem ser usados.

Barragem subterrânea

A barragem é uma vala, que é forrada com uma lona de plástico e bem fechada, indo até a parte do solo que é impermeável. Dessa maneira, é criada uma barreira embaixo da terra, que faz com que a água da chuva escorra por ela e seja captada.

Tanques de pedra

Os tanques de pedra são fendas ou buracos feitos em granito, que são construídos em áreas de lajedos ou serra. 

Curvas de nível

Quando os locais têm declive maior que 45%, as curvas fazem um tipo de cordão em infiltração de forma gradual, devolvendo a água.

Reúso de água na irrigação

O reúso da água na irrigação é uma forma popular de reutilizar a água de maneira saudável e consciente. Porém, é importante que a captação da mesma seja feita de forma adequada, para que a agricultura e o meio ambiente sejam respeitados e a saúde da população seja mantida.

Para saber mais, leia o nosso conteúdo com todas as vantagens de fazer irrigação com água da chuva!