Muitos produtores já sabem do por que irrigar sua lavouras, afinal, os produtores de regiões que sofrem com eventos climáticos, sentem na pele o que é ficar refém da falta de chuva e precisam recorrer às práticas de irrigação.
Mas, a verdade é que irrigar é benéfico para qualquer região, em qualquer clima e em qualquer momento. Isso porque estamos falando sobre ter controle da quantidade e qualidade da água fornecida ao plantio.
Além disso, também é uma forma de ter “chuva” o ano todo, o que não só melhora a produtividade, mas também aumenta as possibilidades de plantio.
Entenda no detalhe:
Complemento a chuva quando esta não for suficiente
Mesmo que a região do produtor seja bem abastecida de chuvas ao longo do ano, ainda assim, ele corre o risco de a distribuição dessa água não ser uniforme o tempo todo. Por exemplo, meses com muito volume de chuva e outros com pouquíssimo.
Além disso, os dias em que as plantas ficam sem água, à espera da próxima chuva, podem levá-las ao estresse hídrico, o que causa uma série de problemas. Entre os principais, temos o desenvolvimento saudável em fases cruciais do plantio.
Nesses casos, a irrigação permite complementar a chuva, fornecendo uma oferta constante de água às plantas, principalmente para manter os níveis de necessidade de cada cultura.
Aumento da produtividade das culturas
Como a irrigação traz o equilíbrio da quantidade de água fornecida e garante o recurso às plantas o ano todo, como explicamos no tópico anterior, o benefício é a melhora na produtividade.
Isso porque o cultivo vai crescer mais saudável como um todo, o que pode resultar em plantas maiores, mais volumosas, mais grãos, mais “tudo”.
Ajuda a diversificar os tipos de cultivos da propriedade
Além das vantagens acima, também há mais uma que poucos sabem: os agricultores têm a flexibilidade de cultivar uma variedade maior de culturas por conta da irrigação.
Isso se dá porque, por exemplo, algumas plantas podem exigir condições específicas de umidade e não prosperarem apenas com a chuva.
Ou seja, é a irrigação que permite que os produtores cultivem essas variedades em climas que, de outra forma, não seriam adequados.
Auxílio em outras práticas para o plantio
Por fim, a irrigação também é uma grande auxiliar em diversas práticas do dia a dia, como a distribuição de água adubada, fertilizada ou com defensivos químicos.
Por que irrigar é para qualquer cultivo
Em suma, a irrigação em climas chuvosos pode trazer diversos benefícios, mesmo quando a precipitação é abundante. Ela proporciona uma oferta constante de água, ajuda a evitar o estresse hídrico nas plantas e aumenta a produtividade.
A prática desempenha um papel importante na vida do produtor, fornecendo a quantidade necessária de água para um crescimento saudável e uma produção abundante. É uma ferramenta valiosa para os agricultores, permitindo que eles tenham maior controle sobre as condições de cultivo e obtenham melhores resultados.
Conheça o carretel de irrigação
Para pequenos produtores, o carretel de irrigação é a opção mais viável para levar chuva o ano todo para a sua propriedade, conheça!