fbpx

Análise de terreno: entenda a importância

A produção agrícola tem aumentado e ganhado cada vez mais importância no cenário mundial nos últimos anos. Além de serem o sustento de muitas famílias que trabalham com este meio, a agricultura também tem relevância na economia de um país. Para que uma plantação funcione, a primeira coisa que deve ser feita, é a análise do terreno. Confira neste artigo, a influência desta atividade no plantio e também sobre como o sistema de irrigação da IRRIGAT pode auxiliar e melhorar a produção.

Por que analisar o solo é importante?

Esta técnica é indispensável na agricultura, pois é ela que irá dizer o estado nutricional e o grau de fertilidade da área. Ou seja, a análise mostra as informações químicas presentes no terreno e, assim, o agricultor tem como saber sobre a eficácia do solo. Com estes conhecimentos prévios, é possível entender qual o melhor produto que deve ser plantado.

Além disso, é a partir da análise de terreno que o produtor saberá qual o manejo ideal de fertilizantes e corretivos. Outrossim, possibilita o desenvolvimento de um programa de adubagem e calagem mais eficazes. Proporciona, ainda, a monitoração e avaliação periódica de possíveis mudanças de nutrientes do solo, conforme o decorrer das plantações.

Como é feita a análise de terreno

Devem ser considerados inúmeros itens durante o estudo do solo, tais essas como:

  • Cor do solo,
  • Posição do relevo,
  • Textura, culturas,
  • Adubações,
  • Calagens na área,
  • Erosão e drenagem.

A parte da propriedade que receberá a plantação é chamada de gleba, que é basicamente a parte do território que será avaliada.

Normalmente, a amostra do terreno é retirada meses antes da plantação, para que a pesquisa possa passar por todos os procedimentos necessários e obter todas as informações disponíveis. Existem dois tipos de amostras mais comuns: simples e a composta.

– Simples:

É utilizada uma amostra homogênea de terra que servirá para classificar o solo. No entanto, essa técnica não é totalmente recomendável para indicar a fertilidade do terreno;

– Composta:

O processo consiste em retirar diversas amostras simples do solo, de diferentes partes do terreno. Desse modo, é possível ter uma visão mais ampla e completa da área, sendo assim, mais indicada para identificar a fertilidade.

Contudo, os cuidados durante todo o procedimento devem ser grandes. É preciso utilizar o material correto e escolher o melhor período para a realização. Além disso, ter atenção no tempo em que a amostra ficará armazenada e qual a profundidade delas.

Importância da irrigação

Após analisar o terreno e iniciar o plantio, outra prática também deve ser levada em conta: a irrigação. Em períodos de seca, os carretéis de irrigação terão papel imprescindíveis para manter a plantação. Por isso, entre no site da IRRIGAT e confira nossos carretéis, que tem o melhor eficiência e praticidade do mercado.

Entrem em contato conosco pelo fone: (51) 3764 1234 ou WhatsApp: (51) 98188-6902. Sigam nosso Instagram e se inscrevam no nosso canal no YouTube. Vejam também assuntos relacionados a este no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *