fbpx

Plantio de melancia: cuidados para aumentar a produtividade

Melancias empilhadas

É possível fazer o plantio da melancia em praticamente todos os lugares do Brasil. Porém, para obter sucesso com essa cultura, é preciso que alguns cuidados específicos sejam tomados, desde as possíveis pragas, até a irrigação adequada.

Neste artigo, você vai conferir tudo o que diz respeito ao plantio de melancia e saber quais os passos que deve tomar para ter sucesso na sua colheita. Continue a leitura para entender e começar a investir nessa fruta tão amada pelos brasileiros.

Pragas e doenças no plantio de melancia

O principal cuidado com o plantio de melancia é saber quais são as possíveis pragas e doenças que podem acometer sua plantação e trazer prejuízo. Como doenças, podemos citar:

  • Alternaria: fungo que pode aparecer quando a temperatura estiver maior que 25ºC e quando a irrigação é feita em excesso;
  • Oídio: também causada por fungos, aparece primeiro nas folhas mais velhas, em temperaturas maiores de 26ºC e umidade relativa maior que 70%;
  • Fusariose vascular: os sintomas acometem a plantação de melancia nos dias de verão intenso, deixando as folhas murchas e apodrecendo as raízes das mais jovens. O ideal é eliminar as plantas que foram acometidas pela doença;
  • Antracnose: doença causada por fungo que também acomete o plantio de melancia nas temperaturas mais elevadas e clima muito úmido, causando pequenas depressões nas folhas.

Já quando o assunto são as pragas, as plantações de melancia podem ser acometidas por lagartas, ácaros, larvas mineiras e afídeos.

Tanto as pragas quanto as doenças relacionadas ao plantio de melancia podem ser evitados e tratados com produtos específicos que podem ser encontrados em casas de materiais agrícolas.

Preparo do solo para plantio

O plantio de melancia costuma ter sucesso quando o solo tem acidez média, com pH de 5,5 a 7, além da saturação em média de 70%. O melhor solo para plantar é aquele de textura média, profundos, arenosos e com bastante nutrientes, além de bem drenados.

É melhor evitar: terrenos pesados e que estão sujeitos a encharcamentos de chuva.

Sistema de plantio e mudas

Em cada cova, deve-se colocar três sementes em profundidade de 2cm a 3cm. Em média, 1 hectare deve receber entre 0,8 a 1 kg de sementes.

Para quem vai fazer o cultivo por meio de transplantio de mudas, é importante ficar de olho para que o momento do transplantio não se exceda. Ou seja, deve ser feito após a saída da primeira folha e começo da segunda.

O transplantio de mudas tem a vantagem de economia de gasto com sementes e economia nas irrigações, assim como mais facilidade para controlar pragas e doenças logo no início de seu plantio.

Irrigação

A irrigação é um elemento especial nos cuidados do plantio de melancia. Isso porque é ela que vai garantir as condições hídricas ideais para o cultivo em qualquer época do ano. Além disso, é um fator de segurança caso ocorra geada em sua região.

Mas, é preciso escolher o sistema certo e se atentar em algumas dicas essenciais para que a água da irrigação não seja demais, nem de menos.

👉 Confira os cuidados passos de irrigação até a colheita da melancia

Cuidados finais

É importante saber que não há necessidade de poda da plantação de melancia. O ideal é que se faça um bom manejo, como o desbaste, que consiste em eliminar o primeiro fruto mais próximo da base do pé, ajudando a trazer maior produtividade.