Sabia que a plantação de lentilha vem crescendo muito nos últimos anos? É um cultivo alternativo ao feijão e se desenvolve bem em regiões de clima temperado.
No entanto, pelo menos na realidade brasileira, importamos praticamente toda a lentilha que consumimos em território nacional. A demanda interna é tão grande frente a disponibilidade de produção interna que obriga nosso país a trazer de outros produtores mundiais, como o Canadá.
Então, já que é um cultivo de alta tendência de aumento aqui no Brasil, trouxemos algumas informações sobre essa cultura e alguns modos de manejo dela, para que você saiba tudo o que for necessário para apostar na plantação desse grão.
Benefícios da plantação de lentilha no mercado
Com a nova onda de tendências de autocuidado e emagrecimento, muitos vegetais, sementes e legumes que não vinham sendo muito cultivados, acabam virando alternativas novamente, como opção interessantes para substituir outros alimentos.
Um grande exemplo disso é o aumento no consumo de frutas antes não muito apreciadas, como a Pitaya, por exemplo. O que acontece com a lentilha é muito parecido, em virtude da quantidade de proteínas, cálcio e ferro em sua composição.
Outro grupo de pessoas que vem buscando a lentilha para consumo são os intolerantes ao Glúten. Ela é um dos produtos bases para esse tipo de alimentação, tendo em vista que não possui o componente do Glúten em sua estrutura.
Além dos seus benefícios alimentares, a lentilha é muito versátil em função da culinária. Ela pode ser consumida enlatada, em flocos — para base de barra de proteínas ou cereais matinais — e até virar hambúrguer vegano.
Bom, mas tirando os benefícios, passamos a falar, agora, um pouco sobre a característica do cultivo dessa leguminosa.
Manejo e características gerais do plantio de lentilha
É uma planta de cultivo em meia estação, onde as temperaturas se encontram na faixa de 21° C a 25°C. Por essa razão, a região mais ao sul do Brasil é perfeita para uma plantação de lentilha.
Outro fator importante é que as sementes da lentilha devem ser germinadas. Essa germinação, inclusive, deve ser feita com períodos de lavagem de 5 dias, com no mínimo 6 lavagens ao dia.
Falando em lavagem, a lentilha é uma leguminosa e necessita de muita disponibilidade de água para seu desenvolvimento. Essa questão se intensifica porque a maior parte do crescimento do cultivo se dá no verão, que é muito quente.
Por essa questão, a irrigação é fator primordial para você ter uma produção eficiente e mais produtividade. Ou seja, é necessário contar com um sistema que te permita dar a água na medida certa à cultura em todos os seus estágios de crescimento.
Pensando nisso, nós da IRRIGAT preparamos um texto que fala exatamente sobre isso. Conheça o sistema de irrigação autopropelido, uma alternativa com melhor custo-benefício para pequenos e médios produtores.
Conclusão
Gostou das nossas dicas sobre plantação de lentilha? Você encontra muitas outras dicas, de outros tipos de culturas e sobre produtividade, no site da IRRIGAT. Aproveite a disponibilidade de informações e adquira muito conhecimento!