Apesar de ser um cultivo que exige mais conhecimento e preparo do produtor, a plantação de amendoim acaba se tornando mais rentável que outras culturas mais fáceis de manejar e gerenciar o processo de produção.
Isso porque a capacidade produtiva é bem elevada, por conta da quantidade de grãos que ela germina. Fora isso, o resultado final tem uma diversidade enorme de utilizações, nos mais diversos ramos da indústria alimentícia, o que lhe torna uma opção mais interessante comercialmente.
Por isso, hoje vamos falar alguns detalhes sobre o manejo da plantação do amendoim e, principalmente, alguns aspectos importantes para tornar o crescimento da planta mais saudável e produtivo.
Cuidados na plantação de amendoim
A plantação de amendoim precisa de uma série de cuidados para o seu cultivo, tendo em vista que é uma cultura que necessita de maiores cuidados.
Primeiramente, é necessário um estudo de propriedades do solo. Isso porque o amendoim precisa de um solo equilibrado e rico em nutrientes, para ter uma germinação plena. Por isso, o primeiro passo, antes do plantio, é a adequação do solo.
Outra questão que merece atenção é a umidade. O amendoim é uma planta que necessita de uma quantidade considerável de água na terra. Por isso, um sistema de irrigação é indispensável, principalmente em regiões que podem passar por períodos de seca. Mas, falaremos sobre isso com detalhes, mais adiante.
Ademais, também existem três pontos que devem ser observados no plantio de amendoim: densidade de sementes, espaçamento entre fileiras e profundidade.
🌱 Densidade das sementes: média de 12 a 15 sementes por m². Essa é uma quantidade segura e que vai permitir que os nutrientes cheguem em quantidade necessária para o crescimento saudável da cultura.
🌱 Espaçamento entre fileiras: devem ter uma média de 50 cm a 60 cm. Isso permite uma abertura condizente com a passagem do maquinário sem haver danos à planta, bem como impede que as raízes se enrolem entre si.
🌱 Profundidade: o cuidado ideal para a semeadura é que a profundidade seja de 4 cm. A semente, nessas condições, permite um tempo menor para a germinação, além de fazer com que a estrutura atinja o seu tamanho ideal mais rápido.
Importância da irrigação na plantação de amendoim
O amendoim é uma planta que necessita de uma quantidade considerável de água para seu desenvolvimento. Devido a esse fato, alguns pontos devem ser observados.
Primeiramente, a umidade relativa da região é ponto primordial para saber se a plantação de amendoim é uma boa para você ou não. Não é à toa que a cultura se desenvolve melhor nas regiões sudeste e centro-oeste de nosso país, em vista que são regiões com taxas de umidade mais amenas.
No entanto, é indispensável o controle da disponibilidade hídrica, mesmo com as condições climáticas ideais. Principalmente, em épocas de calor mais intenso.
A solução é investir em um sistema de irrigação de qualidade. Se o nível de umidade estiver baixo, é possível alinhá-lo com mais facilidade, mantendo o necessário para a planta se desenvolver.
Além disso, no caso do amendoim, o ideal é usar uma irrigação por aspersão. Ela produz um tipo de chuva artificial que impede que a terra crie poças de água, ou a submersão da cultura, o que é extremamente prejudicial.
Para saber mais sobre a irrigação ideal para plantação de amendoim, convidamos você a conhecer o nosso sistema por carretel enrolador. É uma solução mais viável para pequenos e médios produtores, além de não demandar gastos com obras de instalação e manutenção.