fbpx

Plantabilidade: o que é, benefícios e produtividade na lavoura

Plantabilidade

A plantabilidade ainda é um termo desconhecido por diversos produtores. Em contrapartida, é uma prática muito importante para ajudar na produtividade de um cultivo, assim como na saúde da fase inicial de desenvolvimento.

Hoje, vamos explicar o que é a plantabilidade, como aplicá-la em seus plantios, além de outras informações relevantes para o assunto.

O que é plantabilidade e sua importância no desenvolvimento

Plantabilidade é a forma ideal de depositar as sementes na terra, respeitando os espaçamentos indicados para cada planta e de forma com que o resultado final seja homogêneo.

Isso porque, quando há a má distribuição longitudinal das sementes, as plantas crescem com deficiência em diversos aspectos, por conta da absorção de água, luz e nutrientes não ser feita com a eficiência que deveria.

Plantabilidade e soja: um dos cultivos mais afetados pelo problema

Pesquisas indicam que a cultura da soja é o cenário que vem sendo mais prejudicado por conta da plantabilidade mal aplicada ou negligenciada pelos produtores.

Ao depositar as sementes a esmo durante o plantio, a planta pode crescer com deformações, como duplicidades da estrutura, falhas nas linhas (espaços onde nada cresce), entre outras deficiências.

Problemas causados durante o crescimento da planta

Acima, comentamos alguns dos problemas causados por uma semeadura feita incorretamente. Mas, os principais, são:

  • desenvolvimento em portes inadequados;
  • ramificações menores;
  • produção afetada;
  • problemas no enraizamento,
  • acamamento;
  • espaços falhos — perda de produtividade e maior propensão ao desenvolvimento de daninhas.

Lembrando que muitos problemas relacionados à produtividade do cultivo podem ser corrigidos ao longo do desenvolvimento, como fatores climáticos com uma boa irrigação, pragas com técnicas de combate e prevenção, entre outros.

Mas, infelizmente, problemas gerados pela má plantabilidade, geralmente, são incorrigíveis. Isso porque, depois que as plantas nascem e começam a apresentar deficiências causadas pelo seu estágio de semeadura, não há o que fazer para corrigir problemas genéticos.

Boas práticas de plantabilidade e semeadura

Para evitar que as plantas cresçam com deficiências por conta das sementes distribuídas sem um padrão correto, você precisa se atentar a:

  • Utilizar o espaçamento indicado, por estudos, para cada tipo de planta/cultivo, assim como a espessura de cobertura de terra;
  • Ter cuidado em dobro com semeadura através de maquinários, para que ela seja feita de forma homogênea;
  • Qualidade das sementes a serem utilizadas;
  • Irrigação para a fase de desenvolvimento das sementes.

Outras dicas para a produtividade do seu plantio

A plantabilidade é bem importante para uma boa produtividade ao final do cultivo. Mas, depois de garantir que essa fase inicial foi bem feita, há outras preocupações com a sua plantação.

Para isso, temos mais dicas em nosso blog e separamos algumas especiais para você: