Parque da Expoagro Afubra utiliza carretel de irrigação em área destinada a demonstrações agrícolas

Expoagro

Como o nosso carretel está sendo utilizado na Expoagro Afubra?

Entre os dias 24 e 27 de março, o parque da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, volta a receber milhares de visitantes para uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar do Sul do Brasil. Como acontece tradicionalmente, uma das áreas do parque é preparada com antecedência para servir como espaço de demonstração de tecnologias e equipamentos utilizados no campo.

Neste ano, durante o cultivo da lavoura de soja, um sistema de irrigação por carretel da Irrigat foi utilizado para garantir melhores condições de desenvolvimento da cultura. A irrigação foi realizada por meio de uma parceria entre a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e a Irrigat. O equipamento entrou em operação no mês de novembro, auxiliando no manejo da lavoura especialmente em períodos de menor ocorrência de chuvas.

Esse trabalho permitiu que a área chegasse à feira em boas condições para as demonstrações agrícolas, possibilitando que os visitantes acompanhem na prática o desempenho de máquinas, implementos e soluções utilizadas na produção rural.

Por que escolheram o carretel para irrigar essa área da feira?

A escolha do sistema teve relação direta com a necessidade de mobilidade e agilidade no manejo da irrigação.

De acordo com o responsável técnico da Afubra, Claiton Dutra Teixeira, o equipamento facilitou o trabalho no campo, principalmente pela facilidade de instalação e pela rapidez na troca de áreas irrigadas.

“Começamos em novembro a usar o carretel e ele é muito prático para instalação e para mudar de uma lavoura para outra. Pequeno no tamanho, mas grande na eficiência. Com duas pessoas a gente faz todo o manejo”, relata.

Segundo ele, em comparação com sistemas tradicionais de irrigação por aspersão com linhas de tubos, o carretel permite um manejo muito mais rápido.

Quando termina de irrigar, desengata ali, engata no trator ou na caminhonete e já leva para outra lavoura. Em cerca de meia hora a gente muda de área e já está irrigando de novo”, afirma.

O aprendizado do funcionamento também foi simples.

O técnico mostrou uma vez e, em cerca de 20 ou 30 minutos de conversa, a gente já tinha entendido a tecnologia”, explica.

Como ficou o desenvolvimento da soja no parque da Expoagro?

O espaço irrigado faz parte da área de experimentação e atividades técnicas da Afubra, utilizada ao longo do ano para avaliação de cultivares e realização de dias de campo. Segundo o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Afubra, Dionis Henker, a irrigação foi fundamental para manter o bom desenvolvimento das plantas durante períodos de estiagem.

A soja sofreu alguns períodos de cerca de 15 dias sem chuva. Foi quando o carretel chegou, ainda em novembro, e proporcionou um bom desenvolvimento da lavoura”, relata.

A área utilizada possui cerca de um hectare, e a irrigação pode ser realizada em um período relativamente curto.

Em torno de meia hora conseguimos fazer a aplicação nessa área. Isso ajuda a manter um bom desenvolvimento das plantas e também a garantir melhores condições para as avaliações técnicas”, afirma.

Além das atividades durante a feira, o espaço também gera informações técnicas para produtores associados da Afubra.

O objetivo do nosso departamento é sempre buscar o maior teto produtivo possível nas culturas que avaliamos. A irrigação ajuda a garantir esse desenvolvimento e permite que a gente estratifique melhor os resultados”, destaca Henker.

AFUBRA

O carretel de irrigação poderá ser visto em funcionamento durante a Expoagro Afubra?

Durante a Expoagro Afubra 2026, os visitantes poderão acompanhar demonstrações práticas do carretel de irrigação utilizado dentro do parque. A Irrigat estará presente na feira, apresentando o funcionamento do equipamento e mostrando na prática como a tecnologia pode contribuir para o manejo da irrigação em diferentes propriedades. A feira reúne produtores, pesquisadores, empresas e instituições do setor agrícola, promovendo troca de conhecimento, apresentação de tecnologias e soluções voltadas ao desenvolvimento da produção no campo.

Por que feiras como a Expoagro são importantes?

Realizada há mais de duas décadas, a Expoagro Afubra se consolidou como um dos principais eventos voltados à agricultura familiar no Brasil. Ao longo dos anos, a feira tem desempenhado um papel importante na difusão de tecnologias, na troca de experiências entre produtores e no fortalecimento do desenvolvimento rural.
Iniciativas como demonstrações de máquinas, avaliações de cultivares e apresentação de soluções para o campo contribuem para que produtores tenham acesso a informações e tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade e a sustentabilidade das propriedades. E por isso, a Irrigat também marca a sua presença por lá!

Quer ficar por dentro das novidades do agro em primeira mão?
Sempre que surgir algo relevante para o setor, compartilhamos gratuitamente pelo WhatsApp.
Escolha o grupo da sua região e participe.

Leia também em nosso blog:

Colheu o milho? Entenda por que a soja vem logo em seguida
Seis pontos essenciais para uma irrigação funcionar com excelência
Produtor rural de Venâncio Aires colhe repolho de quase 4 quilos
Irrigação por aspersão: como funciona, como ajustar corretamente e para quais culturas é mais indicada

Conheça nossa loja on-line Irrigat de itens do agro:
Mundo Irrigat: onde o agro vira identidade, cultura e estilo de vida

banner fixo na lateral do conteúdo blog
banner fixo na lateral do blog