Benefícios da irrigação em relação aos efeitos do El Niño

Sistema de irrigação irrigação irrigato no campo

O fenômeno climático conhecido como El Niño chegou e, com ele, trouxe muitos impactos significativos na agricultura brasileira. Durante esse período, a ocorrência de chuvas abaixo da média e o aumento das temperaturas podem levar a condições de seca, prejudicando seriamente as plantações e colocando em risco a produção inteira.

No entanto, a adoção de práticas de irrigação eficientes pode desempenhar um papel crucial na mitigação dos efeitos do El Niño nas culturas.

Isso porque a irrigação tem sido utilizada ao longo da história como uma ferramenta essencial para fornecer água na quantidade certa e ao longo do ano, independentemente das variações do clima.

Por isso, principalmente no período em que enfrentamos o El Niño, em que a escassez de chuvas se intensifica, a irrigação se mostra ainda mais indispensável. Entenda:

Quais os benefícios da irrigação contra o El Niño?

Abaixo, veja os principais benefícios dessa prática para combater os efeitos da seca trazida pelo El Niño as plantações:

Disponibilidade de água a qualquer momento

Durante o El Niño, o principal efeito negativo em cima das culturas é a seca fora de hora. Sendo assim, muitas regiões enfrentam essa adversidade climática, mesmo aquelas que são mais servidas com chuvas ao longo do ano.

Ou seja, nesses casos, apenas um sistema de irrigação pode salvar o produtor das perdas. Isso porque, fornecer água às plantações de forma regular e controlada é uma garantia de crescimento saudável e produtividade, minimizando ou, até mesmo, anulando os efeitos negativos da seca.

Fortalecimento das plantações

Apenas o fato de evitar que os cultivos enfrentem o estresse hídrico por conta do El Niño, já é uma forma de manter as plantas saudáveis e fortes. Ou seja, mais resistentes para adversidades climáticas em geral, incluindo a seca.

Além disso, também ajuda a aguentar efeitos causados por pragas, que podem se aproveitar de plantas mais fracas, ainda mais quando potencializadas pelo El Niño.

Demanda oferecida conforme necessidade

A irrigação também é uma forma de ter o controle do quanto de água é disponibilizado às plantações, já que cada uma delas tem necessidades diferentes. Ou seja, em dias de chuva, atua apenas como complemento.

Em períodos de seca, como enfrentado pelo El Niño, a demanda precisa ser constante.

Qual modelo de irrigação escolher?

Benefícios da irrigação em relação aos efeitos do El Niño

O carretel de irrigação é a melhor opção para você, pequeno produtor. Esse investimento se paga mais rápido do que outros sistemas, de portes maiores, justamente por conta do seu custo-benefício. Veja:

  • Não precisa de obras para instalação;
  • É móvel e livre de canos;
  • Pode ser alocado onde quiser, quando quiser;
  • Manutenção facilitada e que dispensa mão-de-obra especializada;
  • Regulável, para atender a diferentes tipos de culturas;
  • Feito para propriedades de pequeno e médio porte;
  • Pode ser financiado por diversos programas.

Não deixe passar o melhor momento para fazer esse investimento, pois é através da irrigação que o pequeno produtor irá manter seus cultivos em segurança contra os efeitos do El Niño. E, claro, para qualquer adversidade climática futura!

Leia também:

Banner Blog 720x180 3