fbpx

Irrigação de plantações: 3 práticas para você NÃO fazer

Irrigat

Se você é um pequeno ou médio produtor e está começando a entender a importância de contar com a irrigação de plantações em sua produção, é normal que você cometa alguns erros no início.

Porém, é importante já ter consciência dos erros possíveis antes mesmo de adquirir um sistema, pois isso ajuda muito a escolher o maquinário ideal para irrigação. Sendo assim, para que você tenha uma irrigação de qualidade e consiga de fato melhorar os resultados da sua produção, hoje vamos te mostrar 3 práticas para você não fazer.

1 – Irrigar na intuição

Um dos erros mais comuns de agricultores que estão começando a perceber a necessidade de irrigação em sua produção é tentar resolver o problema usando a intuição. Isso, além de não oferecer o resultado como esperado, também pode prejudicar a produção inteira.

Por isso, ao cogitar a ideia de irrigar a plantação, primeiro é necessário entender alguns fatores de como essa se comportaria na cultura cultivada. Assim, é preciso calcular o tempo e o volume de água que serão utilizados, garantindo aproveitamento total do recurso.

Além disso, cada cultura conta com uma necessidade diferente de água, que varia tanto de uma para outra, quanto com a localização geográfica, clima e época do ano.

2 – Comprar sistemas usados

Outra prática muito comum, porém não recomendada, é a compra de sistemas de irrigação usados. Apesar do custo-benefício aparente, comprar produtos que já foram utilizados é sempre um risco.

Para que você visualize melhor, trouxemos alguns motivos que justificam nossa opinião:

  • não temos certeza de qual o real motivo da venda de um sistema;
  • alguns problemas podem estar camuflados em um sistema aparentemente bem cuidado;
  • não possui garantia para quaisquer eventuais problemas;
  • não é o sistema ideal para sua necessidade;
  • pode possuir tamanho e outros quesitos que não sejam eficientes na sua produção.

Por isso, se você cogita adquirir um sistema usado, é preciso ter muito cuidado e analisar os prós e contras.

3 – Comprometer a área com obras de instalação

Nossa terceira dica de prática do que não fazer ao pensar em adquirir sistema de irrigação para plantações é sobre comprometer a área com obras de instalação.

Muitos sistemas ainda necessitam de uma instalação de estruturas complexas e que pode tomar muito espaço útil que poderia ser usado pela produção.

Para que isso não aconteça o ideal é optar por sistemas móveis, como o carretel IRRIGAT, que deixa a lavoura livre de tubos. Assim, a liberdade para transitar com o maquinário é 100%, além da mobilidade ser total para colocar o sistema de irrigação onde quiser.

💦 Sistema de irrigação IRRIGAT

Agora que você já sabe as principais práticas para não fazer, é importante entender também qual a melhor forma de começar a pensar na irrigação de plantações para sua produção.

Por isso, entre em contato conosco e solicite um orçamento agora mesmo! Nós damos todo o suporte para a avaliação do terreno, fabricação do carretel e material de apoio para aprender a usá-lo e também realizar as manutenções.

Venha investir em uma parceria de sucesso com a IRRIGAT e aumentar sua lucratividade.