fbpx

Como maximizar o enchimento de grãos?

Saiba tudo sobre enchimento de grãos!

O enchimento de grãos é uma etapa importante para o desenvolvimento e produtividade das sementes. A possibilidade de maximizar esse processo é uma realidade em muitas fazendas e pode significar uma mudança positiva no cultivo de determinadas culturas.

Acompanhe o artigo e descubra qual a melhor forma de maximizar o enchimento dos grãos, como esse processo acontece e quais fatores podem atrapalhar esse tipo de ação. Boa leitura!

Enchimento dos grãos

O enchimento dos grãos é a etapa do cultivo diretamente responsável pela produtividade de determinada semente. Nessa fase do processo, os grãos se encontram em maior atividade fotossintética e qualquer instabilidade pode provocar sérias consequências em seu desenvolvimento.

Essa etapa começa no estágio R1 e vai até a maturidade do grão, no estágio R6. Durante as mudanças de fases, é o momento em que algumas sementes abrem suas flores, vagens começam a se formar e até passam a conter grãos. Nos últimos estágios, o R5 e R6, a planta já alcança sua altura máxima e o crescimento vegetativo está completo.

Por isso, é importante estar de olho em todas as fases da semente, verificando se há algum problema aparente de algum nutriente ou até se a irrigação está sendo suficiente para garantir o sucesso do plantio e potencializando o grão para o seu desenvolvimento.

Como esse processo ocorre

O acúmulo de matéria seca é a chave principal para o enchimento dos grãos. As proteínas, carboidratos e lipídeos presentes nesse tipo de processo irão se ligar aos açúcares e outros compostos presentes na planta. Desse modo, essas vitaminas irão se deslocando dos ramos e folhas para os grãos, aumentando as proteínas e enchendo as sementes.

Nesse processo, a planta começa a apresentar maiores complexos estruturais, deixando todos os seus elementos mais resistentes, atuando ativamente na manutenção dos grãos e também promovendo a integridade deles. Sendo assim, é muito mais difícil essas plantas apresentarem malformações e fragilidades, provando que o enchimento dos grãos é eficaz para o plantio.

Quais os cuidados

Por ser um processo natural e cuidadoso, o enchimento dos grãos exige uma série de cuidados para garantir o seu sucesso. Caso a região do plantio seja sujeita a algum déficit hídrico, sua plantação poderá sofrer e os grãos crescerão sem todas as proteínas para o seu melhor desenvolvimento.

A ausência de água provoca alterações fisiológicas que são capazes de atingir o rendimento dos grãos. Por isso, é importante analisar e refletir sobre a instalação de um sistema de irrigação. Com a presença de água de maneira satisfatória, seus grãos não sofrerão e terão um maior aproveitamento de suplementos e vitaminas.

Além do abastecimento da água, a falta ou excesso de luz também são fatores que podem comprometer o enchimento dos grãos. Geralmente, a temperatura, a incidência de luz e as doenças costumam se manifestar nas sementes durante os estádios R4 e R6, que são os mais importantes para garantir a saúde e o enchimento dos grãos.

Para garantir o enchimento dos grãos é necessário estar atento a diversos fatores como a irrigação, temperatura e os estádios que as sementes se encontram. Fique de olho e acompanhe de perto o desenvolvimento das suas sementes, afinal são elas que certificarão o sucesso do seu plantio!

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *