Como fica a agricultura com o novo governo no Brasil?

como-fica-a-agricultura-com-o-novo-governo-no-brasil

Atualmente, as mudanças na área de gestão pública vem apresentando um cenário de incertezas nos últimos anos, antes mesmo dos resultados das eleições a população fica apreensiva com o que pode acontecer com a economia e também com as importantes áreas de negócios, como a agricultura. Mas, o que podemos esperar para os próximos quatro anos? Quais decisões precisamos tomar? É isso que vamos abordar neste artigo.

Como o cenário econômico tem impactado os agricultores?

Nos últimos meses muito tem se falado sobre os sinais de instabilidade política e econômica no Brasil devido ao cenário político. De um lado pessoas comentam que vai ocorrer crises, que o país vai parar de crescer e passar por diversas outras dificuldades com a escolha de um novo governo.

Já outras pessoas são mais otimistas e falam que o Brasil vai continuar crescendo com bons resultados, aumentando o tamanho do mercado e com os indicadores positivos.

O que fazer diante de um cenário negativo na agricultura?

É preciso levar em conta que em um cenário de crise e dificuldades, pessoas e organizações que buscam seu melhor, acabam sobrevivendo quando colocam em prática um bom planejamento e estrutura.

Uma boa metáfora que podemos abordar é o exemplo de uma viagem de barco: para uma viagem segura e confiável é muito importante contar com o colete salva-vidas junto ao barco, se não for preciso, ótimo! Mas, caso aconteça qualquer coisa no pior dos cenários, é o colete salva-vidas que vai salvar sua vida naquele momento.

Fazer chover na hora certa com uma boa irrigação funciona da mesma forma, ela é o colete salva-vidas da sua lavoura em tempos de seca ou estiagem. Com ela você também pode obter:

  • Alta produtividade, garantindo o lucro o ano inteiro;
  • Mais lucro para seu negócio e sua família;
  • Mais economia com fácil manejo e praticidade;
  • Mais tempo, com recolhimento automático e em diferentes culturas.

Por isso, é importante antecipar-se em possíveis cenários de crises, buscando sempre uma boa estrutura e organização com cada detalhe do funcionamento da lavoura, atingindo assim melhor produtividade, lucratividade e boa colheita.

Como continuar crescendo diante de um cenário positivo?

No último ano, o agronegócio representou 25,5% do PIB brasileiro segundo o CEPEA, uma representatividade expressiva que demonstra a força e o poder do setor no país.

pib-agronegocio

Cenário do PIB do Agronegócio nas últimas décadas | Fonte: @economistavisual

 

Para o próximo ano de 2023, a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) estima que o PIB do agronegócio brasileiro seja de um crescimento de até 2,5%. Ou seja, independente da ideologia política governando o Brasil, o agronegócio continuará nos próximos anos sendo protagonista no crescimento do país.

Com isso, é muito importante entendermos que o agronegócio exige a necessidade de manter-se forte para qualquer governo, pois o Brasil tem se tornado o celeiro não apenas da sua própria sociedade, mas, de todo o mundo.

Para aqueles que estão confiantes no crescimento do agronegócio brasileiro, é fundamental alcançar ainda mais crescimento e evolução. A solução de irrigação contribui diretamente para um manejo melhor e com possibilidades de crescimento em dobro na sua propriedade, garantindo produtividade e lucro o ano inteiro. Em alguns casos, este crescimento pode ser ainda maior através de uma seleção adequada da semente ou de um preparo melhor do solo.

Faça chover na hora certa em uma próxima oportunidade

Independente de qual seja o cenário ou seu posicionamento político, se estruturar com uma solução de irrigação inovadora que proporciona diferentes vantagens para a lavoura, traz ainda mais ganhos para o produtor rural.

São em cenários adversos que muitas vezes surgem as melhores oportunidades para um investimento na propriedade, principalmente quando o investimento se paga a curto prazo, com maior produção e menor preocupação com secas e estiagens.

Fazer parte da agricultura do Brasil é sinônimo de oportunidades, o setor cresceu nos últimos anos e continuará colocando o alimento na mesa, demonstrando sua potência e cuidado através do produtor rural.

Leia Mais:

 

Banner Blog 720x180 3