Os desafios e oportunidades do setor agrícola em 2021

Sem titulo 3 1

O setor agrícola em 2020 ajudou o Brasil para que a crise gerada pela pandemia da covid-19 fosse um pouco menos grave. O cenário continua favorável e com crescimento considerável ano após ano, com bastante estabilidade e desenvolvimento econômico no setor.

  • Crescimento no setor agrícola segue cada vez mais consolidado

2021 promete um mercado ainda mais aquecido, visto o crescimento do mesmo durante a pandemia. O setor agropecuário brasileiro é o que mais cresce nos últimos anos, conquistando cada vez mais respeito internacional e proporcionando avanços no PIB do Brasil.

Apesar da pandemia, e de muitos desafios enfrentados pelo setor agrícola no último ano, as expectativas da continuidade de crescimento no setor continuam muito aquecidas.

  • 2021 promete ser um ano muito positivo para o setor agrícola

As oportunidades para o Brasil em 2021 quanto ao setor agrícola nascem no horizonte com expectativas muito positivas, afinal, a importação de grãos segue em alta. A globalização mais do que nunca exerce seu papel no mercado e o produto brasileiro tem obtido grande valor em terras estrangeiras.

  • Visão de futuro é muito importante para acelerar desenvolvimento do setor

O Brasil é uma potência no agronegócio, mas assim como todos os países do globo, enfrenta a pandemia da covid-19, que infelizmente impacta de um jeito ou de outro todos os setores econômicos. Para lidar com os problemas vale olhar para as dimensões da nossa produção agrícola e assumir postura de mercado mais autônoma. Nosso país tem liderança reconhecida pela comunidade estrangeira quanto ao agronegócio e é uma grande parceria negociadora de commodities agrícolas no mundo.

  • Papel do produtor rural é fundamental

O produtor rural, fator principal do desenvolvimento brasileiro no campo, deve estar preparado para lidar com a guinada no setor. Por isso, também precisa entender todas as fases do seu negócio (da fazenda à distribuição). Nessa nova era da informação, cabe ao produtor compreender seus consumidores e seu posicionamento de mercado, compreendendo o futuro do agronegócio.

  • Tecnologias no campo ajudam a superar desafios

Novas tecnologias apresentam novas soluções e estão transformando o trabalho no campo. A revolução da modernidade no setor agrícola já começou e traz uma nova maneira de enxergar desafios complexos e mudar a forma de produzir alimentos.

Em um cenário difícil onde os processos produtivos necessitam tornar-se mais eficientes e sustentáveis, a tecnologia apresenta novas abordagens de produção, oferecendo mais assertividade nas tomadas de decisões ao longo das diversas cadeias de valor do agronegócio.

É verdade que o agronegócio brasileiro tem uma história de tecnologia e inovação de nível internacional. O que vemos hoje é o um novo contexto para o agronegócio, caracterizado pelo uso massivo de tecnologias de última geração, de softwares de gestão a aplicativos móveis, sistemas autônomos, AI (inteligência artificial), drones, sensores e sistemas de irrigação inteligentes que proporcionam mais tempo e economia.

  • Inovação é o caminho certo para bons negócios

O fomento e o incentivo à inovação agrícola devem ser priorizados. A chegada de novas tecnologias no campo, qualificação profissional da mão de obra, mais união público-privada e investimentos na modernização e digitalização do setor agrícola brasileiro são fundamentais para garantir competitividade internacional hoje e no futuro.

Cada vez mais surgem tecnologias capazes de revolucionar o trabalho no campo, deixando-o mais automatizado. Ações preventivas quanto a crises também devem ser adotadas para que todas as situações anormais sejam enfrentadas com assertividade.

Banner Blog 720x180 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *