Mitos e verdades sobre defensivos agrícolas

Conheça os mitos e verdades sobre defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas também conhecidos como pesticidas, ou comumente chamados de agrotóxicos, são produtos químicos, físicos ou biológicos usados para o controle de pragas nas lavouras e criações. Muito se diz sobre os prejuízos à saúde que eles causam e até ao meio ambiente, mas nem tudo é verdade.

Pensando nisso, trouxemos alguns mitos e verdades sobre eles para você tirar suas dúvidas e utilizá-los de maneira correta e consciente em sua propriedade. Continue lendo para saber mais!

Mitos sobre os defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas apenas prejudicam a saúde e o meio ambiente

Para ser aprovado, o defensivo agrícola passa por diversos testes toxicológicos para avaliar se ele é prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Eles também passam por diversos protocolos de segurança desde sua fabricação até seu descarte para que não aconteça contaminação.

Além disso, todos os alimentos produzidos passam por análises de técnicas definidas por órgãos internacionais, como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar de não gerarem grandes danos à saúde e ao meio ambiente com o uso consciente, é preciso sempre se informar e seguir as regras do uso seguro para garantir que não haja risco à saúde.

O agricultor pode aplicar o quanto quiser?

O uso do defensivo agrícola é parecido com o de um medicamento, eles possuem indicações de uso e dosagens corretas que devem ser respeitadas, pois cada pesticida tem uma forma de aplicação própria.

Por isso, os agricultores não podem usá-los livremente e nem é indicado, já que quanto maior o gasto em defensivos menor será o lucro em cima daquela lavoura.

A produção não depende dos defensivos.

Apesar de ser possível plantar sem o uso de agrotóxicos, em grandes plantações não é possível fazer o controle adequado das pragas, o que levaria a perda do plantio e criações. Dessa forma, os defensivos agrícolas auxiliam que os alimentos sejam mais abundantes e evitam danos irreversíveis.

Alguns fatos

O Brasil é um dos maiores consumidores de defensivos agrícolas

Apesar de ser um dado controverso, e ainda estar em debate se o Brasil ocupa a primeira posição mundial neste ranking, a verdade é que o país está entre o top 10 na lista de consumidores de defensivos agrícolas do mundo.

Os defensivos são usados desde a antiguidade

O uso de defensivos ou pesticidas foi documentado há milênios. Os sumérios, por exemplo, usavam enxofre para eliminar insetos e os chineses usavam compostos feitos a partir do arsênio para o controle de suas pragas.

É muito importante se informar sobre a maneira correta de usar os defensivos agrícolas e estar atento a possíveis mitos em relação a eles, pois a desinformação pode gerar prejuízos para sua lavoura e seu rendimento.

Gostou dessas curiosidades? Compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog para saber mais!

Banner Blog 720x180 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *