Solo arenoso: características e como se relaciona com a irrigação

Solo arenoso

O plantio em solo arenoso, que cobre uma boa porção do território brasileiro, é um grande desafio para os produtores rurais. Ele pode ser identificado em quase 6% do solo total do país, mas concentra-se principalmente na região do Cerrado.

Isso significa que, para poder plantar nestas áreas e tornar a propriedade produtiva, o agricultor precisa adotar técnicas de manejo corretas e escolher o sistema de irrigação adequado. Saiba mais no artigo de hoje!

Impactos do solo arenoso na fertilidade das plantas

O solo arenoso caracteriza-se por conter alta taxa de areia em sua composição. Possui mais de 70% de partículas de areia, que são grãos maiores do que os de argila (possuindo entre  2 e 0,05 mm de diâmetro).

Para identificar se o solo de uma área é arenoso, adiciona-se uma pequena porção de água em uma amostra. Diferente do solo argiloso, que torna-se mais pegajoso, o solo arenoso fica com um toque mais áspero ao misturar com a água.

Mas, afinal, de que forma o solo arenoso impacta a fertilidade das plantas? Por que ele exige cuidados e técnicas de manejo específicos? Existem causas químicas e físicas que explicam.

Uma das razões é a diminuição da capacidade de troca de cátions no solo arenoso. Por conta disso, há mais risco de haver lixiviação (processo erosivo em que ocorre a lavagem da camada superficial do solo e de nutrientes).

Outras características típicas do solo arenoso que afetam a fertilidade das plantas são a baixa taxa de retenção de água (por conta dos macroporos de areia) e a propensão à erosão hídrica.

Dicas para fazer o manejo correto do solo arenoso

Um dos cuidados importantes durante o manejo do solo arenoso é o aporte correto de nutrientes, calcário e fertilizantes minerais. Comparado ao solo argiloso, recomenda-se aplicar quantidades menores de adubação e calagem.

Entretanto, a aplicação de carbono orgânico também é uma boa técnica para estabilizar e agregar as partículas do solo arenoso, aumentando a capacidade de troca de cátions.

Lembrando que estas técnicas funcionam melhor se aliadas à aplicação de cobertura vegetal e à instalação de um sistema de irrigação adequado, que complemente corretamente a necessidade de água das plantas e amenize o déficit hídrico do solo arenoso.

Tipo ideal de irrigação para solo arenoso

A irrigação é imprescindível para as regiões de clima semiárido e solo arenoso. Com ela, o produtor rural deixa de ser refém das condições climáticas e das características improdutivas do solo (como a falta de umidade).

Assim, é possível tirar o máximo proveito do solo em toda a extensão da propriedade, garantindo a saúde do plantio e a produtividade na lavoura — o que, no final, resulta em mais ganho e lucro para o produtor.

Porém, há várias opções de sistemas de irrigação para escolher no mercado do agronegócio. Embora não haja um tipo de irrigação melhor do que outro, algumas técnicas e equipamentos são mais adequados para determinados fins.

Em solo arenoso, recomendamos o uso do carretel de irrigação (Irrigat), que pode ser dimensionado para o tamanho mais adequado e programado para realizar turnos de rega de no máximo 3 dias (já que a água evapora mais rápido).

O carretel enrolador trabalha com pressão através de um aspersor, molhando as plantas de maneira parecida com a chuva. Explicamos as 5 dúvidas mais frequentes sobre o canhão de irrigação aqui no blog. Confira!

Quer saber mais sobre irrigação em solo arenoso? Veja outros detalhes neste vídeo em nosso canal no Youtube ou entre em contato conosco!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui