Irrigação de abacaxi

Irrigação de abacaxi: necessidades hídricas e sistemas indicados

A cultura de abacaxi tem grande potencial econômico no Brasil devido ao nosso clima favorável ao cultivo da fruta. Por isso, o produtor rural que tem interesse em explorá-la deve estar bem informado sobre suas peculiaridades e as necessidades de irrigação do abacaxi.

Entenda quais são as necessidades hídricas da planta do abacaxi e os sistemas de irrigação indicados para esta cultura no artigo de hoje aqui no blog da IRRIGAT.

Características do cultivo de abacaxi

O abacaxi é considerado uma fruta com baixas necessidades hídricas. Ou seja, é uma cultura que se adapta bem ao clima típico tropical brasileiro e às regiões mais secas do país.

Tudo por conta de características morfológicas e fisiológicas da planta do abacaxi, que se enquadra na categoria de vegetação xerófila — plantas que sobrevivem em habitats secos com quantidades reduzidas de água, como o cactus.

As plantas xerófilas têm em comum uma boa capacidade de coletar água da chuva, de armazenar água no tecido da folha e uma baixa taxa de transpiração.

Qual a importância da irrigação de abacaxi?

Embora as necessidades de água da planta sejam baixas, a irrigação de abacaxi não deve ser negligenciada, pois o déficit hídrico pode gerar deformidades, baixa produtividade e má qualidade dos frutos, o que se traduz em prejuízos de rentabilidade para o produtor.

Ressaltando que a precipitação ideal para a cultura é de 1.000 a 1.500 mm anuais distribuídos ao longo dos seus estágios de crescimento. Assim, a irrigação do abacaxi se torna uma solução complementar para os meses com baixos índices de chuva.

Porém, vale lembrar que a cultura do abacaxi não tolera bem o solo encharcado. É importante manter a rega diária entre 1,3 e 5mm. Além disso, as necessidades de irrigação do abacaxi variam conforme os meses:

  • do plantio ao segundo mês: recomenda-se irrigação constante com turnos de regas menores;
  • do terceiro ao quinto mês: recomenda-se irrigação com lâminas mais elevadas;
  • do sexto mês ao término da diferenciação floral: recomenda-se um cuidado redobrado com o excesso de água.

Melhores sistemas de irrigação de abacaxi

Os sistemas de irrigação de abacaxi mais indicados são os sistemas por aspersão, como o pivô central e o autopropelido.

A vantagem é que eles permitem molhar o plantio de forma mais parecida com a chuva natural (pois os jatos saem em gotas), evitando o encharcamento do solo. Além disso, os sistemas por aspersão também facilitam a aplicação de adubos e fertirrigação.

Saiba mais sobre o sistema de irrigação autopropelido: características e vantagens neste artigo aqui em nosso blog!

Quando for escolher o melhor sistema de irrigação de abacaxi, lembre-se que dois tipos devem ser evitados: os sistemas de irrigação por superfície e subsuperfície, pois podem saturar o solo e prejudicar o processo de trocas de gás.

IRRIGAT abacaxi
Fonte: IRIRGAT

A dica é apostar nos sistemas que se mostram mais eficientes. Conheça os benefícios do canhão de irrigação (carretel enrolador) desenvolvido pela IRRIGAT e entenda por que ele é o melhor para a sua irrigação de abacaxi e outros cultivos!