Calendário de chuvas: como se informar sobre a sua região?

Calendário de chuvas

Previsões confiáveis sobre o clima e projeções a respeito do calendário de chuvas de cada região são informações preciosas para o dia a dia do produtor rural.

Com elas, é possível antecipar condições climáticas que podem favorecer ou prejudicar o cultivo e tomar as medidas necessárias para garantir a produtividade.

Calendário de chuvas para o produtor rural

Então, para ajudar o produtor rural a ter acesso fácil às informações sobre o clima, nós produzimos um calendário de chuvas com informações regionais a cada mês.

Aproveitando o dia em que estamos fazendo esta publicação, já quer saber como são as chuvas em agosto na sua região? Baixe agora nosso e-book e se cadastre para receber os próximos meses!

Além disso, o produtor rural também tem a opção de acessar sites e aplicativos que trazem previsões climáticas para se manter atualizado sobre as novidades da sua região. Confira abaixo alguns recursos bacanas.

Hidroweb Mobile

O aplicativo Hidroweb Mobile, lançado no ano passado pela Agência Nacional de Águas (ANA), traz dados das mais de 3 mil estações hidrometeorológicas gerenciadas pela instituição que estão espalhadas pelo Brasil.

Com ele, qualquer pessoa pode ter acesso a dados sobre as chuvas, além do nível e vazão de rios em diversas localidades brasileiras. O app está disponível para sistema iOS e Android. Ou seja, é só baixar gratuitamente via Play Store ou App Store.

Ademais, ao acessar a plataforma, o usuário tem a visão das estações mais próximas utilizando a localização do smartphone. Também é possível fazer uma pesquisa por município ou estado. Os dados de chuva da região são selecionados com o filtro pluviométrico.

SOS Chuva

Outro aplicativo bastante confiável para se informar sobre o calendário de chuvas da sua região é o SOS Chuva. Inclusive, também está disponível para download em sistemas iOS e Android via Play Store e App Store.

Lançado há quatro anos, o app foi desenvolvido pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Trazendo informações de radares meteorológicos integrados às principais estações responsáveis pela previsão do tempo, o SOS Chuva mapeia o clima em tempo real. Ainda, tem abrangência em todo o território.

Além disso, com ele, você consegue visualizar onde estão ocorrendo chuvas em diversos estados, além de verificar a intensidade da chuva e acompanhar a evolução de sistemas convectivos.

Portal do Inmet

O portal do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é muito completo e outro ótimo recurso para entender o comportamento das chuvas em cada região.

Isso porque, nele, você encontra previsão do tempo, análise climática, mapa da precipitação acumulada nas últimas 24 horas, avisos meteorológicos e banco de dados meteorológicos.

Ou seja, para o produtor rural, é bacana acessar o mapa de calor que prevê a precipitação em todas as regiões brasileiras com projeção mensal e trimestral.

A partir das informações armazenadas, também ficam disponíveis análises históricas de clima e precipitação. Com elas, você consegue acompanhar a evolução do comportamento pluviométrico na sua região.

Conclusão

Acompanhar os índices de precipitação em sua região é fundamental para antecipar os possíveis impactos da estiagem (como ocorreu no RS no início de 2020) e garantir a produtividade na lavoura.

Entre as alternativas mais eficazes, os sistemas de irrigação minimizam os danos por falta de chuva e garantem a continuidade do cultivo em épocas de seca.

Conheça agora mesmo nossas opções de carreteis de irrigação!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui