Calcário agrícola: vale a pena seu uso?

Calcário Agrícola

O calcário agrícola tem sido uma ótima alternativa para quem precisa controlar a acidez do solo da sua plantação. A principal vantagem é que a calagem — nome da técnica que utiliza calcário agrícola — serve para diferentes culturas.

Grande parte dos solos do Brasil tem problemas com acidez. Se a sua produtividade agrícola tem sido prejudicada por esse fator, esse post é para você! Continue lendo e entenda se vale a pena usar o calcário agrícola.

Cenário do calcário agrícola no Brasil

No Brasil, o calcário agrícola é amplamente utilizado na agricultura devido aos seus benefícios na correção do pH do solo. Algumas informações relevantes sobre o calcário agrícola no Brasil incluem:
  • Correção do pH do solo: O calcário agrícola é utilizado para corrigir a acidez do solo, aumentando o pH e melhorando as condições para o crescimento das plantas.
  • Ampla disponibilidade: O Brasil possui vastas reservas de calcário, o que torna o produto facilmente acessível e relativamente econômico para os agricultores.
  • Variedades disponíveis: Existem diferentes tipos de calcário agrícola disponíveis no mercado brasileiro, como calcário calcítico e dolomítico, cada um com composições químicas específicas para atender às necessidades do solo.
  • Benefícios agronômicos: Além de corrigir o pH do solo, o calcário agrícola também fornece nutrientes essenciais, como cálcio e magnésio, que são importantes para o desenvolvimento das plantas.
  • Recomendação técnica: A aplicação de calcário agrícola geralmente é baseada em análises de solo e recomendações técnicas específicas para cada tipo de cultura e região.
No contexto da agricultura brasileira, o calcário agrícola desempenha um papel fundamental na manutenção da fertilidade do solo e na maximização da produtividade das culturas.

Calcário agrícola funciona?

O funcionamento do calcário agrícola é provado e acontece com eficácia porque o desenvolvimento da estrutura de solo forma uma série de bioporos. Estes, por sua vez, ajudam a desenvolver a raiz das plantas e também a movimentar as partículas de calcário.

Dessa forma, na calagem as partículas de calcário descem pelos canais não abertos ou pelo perfil, formando uma frente de alcalinização.

Como funciona a aplicação do calcário agrícola?

Na prática, existem duas principais formas de realizar a calagem na sua plantação:

  1. Aplicação incorporada: possui baixa solubilidade e, por isso, é mais usada para a conversão de áreas agrícolas que tem o objetivo de potencializar a reação do produto no solo. A aplicação deve ser seguida de aração e gradagem.
  2. Aplicação superficial: consiste em aplicar o calcário no solo sem revolvimento. Apesar de ser aplicada superficialmente, já tem comprovação de que reduz a acidez do solo de forma significativa e profunda, além de ter uma aplicação mais prática.

Qual o melhor tipo de aplicação?

Uma discussão recorrente no meio agrícola é sobre qual é a melhor e mais eficaz forma de realizar o processo de calagem. A verdade é que existem estudos práticos que provam a eficácia das duas técnicas de aplicação.

Atualmente, porém, mais produtores agrícolas estão apostando na aplicação superficial, especialmente porque tem vantagens econômicas, sem perder a produtividade do solo.

Falando mais especificamente do cultivo de grãos e de áreas de pastagem, também já existem estudos que provam a maior eficácia da aplicação superficial.

Além disso, a aplicação superficial é um processo mais prático e com menos etapas e, mesmo assim, ainda é capaz de atingir camadas profundas do solo e gerar bons resultados.

Vale a pena usar calcário agrícola?

Ficou claro que o calcário agrícola e todo o processo de calagem são muito eficazes para diminuir a acidez dos solos, não é? Então, se esse for o seu caso, vale a pena investir nessa alternativa para melhorar sua produtividade agrícola.

→Leia também sobre projeto de irrigação para ter resultados ainda mais positivos!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui