Como plantar melancia irrigada?

Como plantar melancia irrigada?

Você sabe como plantar melancia irrigada? A melancia é uma das frutas mais consumidas no Brasil e, por isso, o seu plantio em larga escala é extremamente necessário para os produtores desta cultura.

A cultura da melancia necessita de diversos cuidados em sua produção, desde a fase do plantio até a colheita, levando em consideração principalmente o fator clima.

Hoje, nós da Irrigat, especialistas no que diz respeito a irrigação, vamos mostrar como fazer corretamente o plantio irrigado dessa cultura, mantendo a fruta saborosa mesmo em produções de grande escala.

Melhor época de plantio da melancia

Como toda cultura que possui um calendário agrícola de plantio, a melancia precisa de um clima favorável às suas características para se desenvolver corretamente.

Assim, a época mais favorável de plantio da melancia é aquela em que a temperatura varia de 18°C a 25°C. Seguindo essa lógica, podemos dividir a produção correta da cultura da seguinte forma:

  • Regiões de clima frio: de outubro a fevereiro;
  • Regiões de clima ameno: de agosto a março;
  • Regiões de clima quente: o ano inteiro, com o uso da irrigação.

Observação: Não é indicado o cultivo da melancia em épocas chuvosas! A quantidade de água necessária para que a cultura se desenvolva corretamente será explicada logo abaixo.

Como plantar melancia irrigada

Primeiramente, vamos ressaltar um fator importante: o cultivo da cultura da melancia não pode ser feito em períodos chuvosos e nem com uma irrigação desregrada. A quantidade de água disponibilizada para essa fruta afeta principalmente no seu sabor.

Assim, para fazer a irrigação da forma ideal, criamos algumas regras que são essenciais para uma produção de qualidade, dividido em etapas:

Irrigação no plantio

Nessa etapa a irrigação deve ser feita diariamente e com pouca água. Isso deve se estender até a fase da germinação, em que a quantidade de água necessária para o desenvolvimento da cultura muda um pouco.

Irrigação da germinação a frutificação

Na etapa entre a germinação e a frutificação é necessário o maior uso de água. Entretanto é necessário irrigações mais longas, porém, menos vezes ao dia.

Irrigação entre a frutificação e a colheita

Nessa etapa é necessário prestar ainda mais atenção na sua produção, garantindo através da irrigação que a melancia tenha água suficiente para terminar seu desenvolvimento e não ficar murcha. A irrigação em excesso também não é indicada pois pode deixar a fruta sem gosto e rachada.

Os sistemas de irrigação mais indicados para a cultura da melancia são a aspersão e gotejamento. Diferentes sistemas têm ganhado cada vez mais espaço por serem igualmente eficientes e mais econômicos, como o caso do sistema IRRIGAT, pensado principalmente para pequenos e médios produtores.

Dica IRRIGAT: A melancia se desenvolve melhor quando existem insetos polinizadores na região, como as abelhas. Espaços entre as plantas também auxiliam na ventilação, evitando a propagação de pragas na cultura!

Quando fazer a colheita desta cultura

A colheita da melancia é feita entre 80 e 110 dias após o plantio. É possível identificar quando ela está madura facilmente, pois a parte que fica em contato com o chão fica amarelada.

Dica IRRIGAT: Ao colher a melancia, deixe o talo na fruta para evitar a podridão depois da colheita. Agora você já sabe como plantar melancia irrigada corretamente. Desejamos a você uma ótima produção!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui