Irrigação autopropelido: conheça 06 vantagens desse sistema

Sistema de irrigação autopropelido: características e vantagens

O sistema de irrigação autopropelido consiste em um equipamento móvel voltado para irrigação por aspersão, que se adapta bem a maioria das culturas agrícolas. Prático e fácil de ser utilizado, este equipamento funciona a partir de energia hidráulica, por meio da própria água bombeada. Hoje, veja detalhes das características e vantagens de contar com o sistema de irrigação autopropelido para sua produção.

O que é o sistema de irrigação autopropelido

Um sistema de irrigação autopropelido é um tipo de sistema de irrigação que é montado sobre um veículo ou plataforma móvel, permitindo que se desloque automaticamente ao longo da área a ser irrigada. Geralmente, é composto por um conjunto de tubos ou mangueiras conectados a aspersores, alimentados por uma fonte de água central. Esses sistemas são equipados com motores ou mecanismos de propulsão que movem o sistema ao longo do campo de forma automatizada. Isso permite uma irrigação precisa e uniforme em grandes áreas, reduzindo a necessidade de mão de obra e melhorando a eficiência do uso da água.

O autopropelido é um equipamento que realiza um dos sistemas de irrigação por aspersão, através de um carretel. Este, é movimentado por energia hidráulica, a partir do bombeamento de água, fazendo com que o equipamento se desloque pela área desejada para a irrigação. Um sistema ótimo também para a fertirrigação, feita com vinhoto ou dejeto de animais, é perfeito para pequenas e médias produções.

Como funciona o sistema de irrigação autopropelido

Movimentado por energia hidráulica (turbina ou pistão), o sistema possui um único aspersor do tipo canhão, montado em uma plataforma. Além disso, conta com uma mangueira de alta pressão cujos tamanhos podem variar.

Essa mangueira fica enrolada em um carretel, que deverá ser tracionada por um trator em uma velocidade inferior a 5km/h. O tracionamento feito da maneira correta evita problemas de uma velocidade de deslocamento incompatível com a estrutura do equipamento.

Salientamos que é necessário ficar atento a necessidade de sobreposição nas passadas que foram definidas, conquistando uma boa uniformidade de distribuição de água. Por isso, é preciso definir a faixa de sobreposição em função da velocidade do vento e do diâmetro molhado do aspersor tipo canhão.

A partir da determinação da área irrigada e o tracionamento feito da forma correta a irrigação pode ser iniciada. Assim, finalizada quando a mangueira estiver completamente enrolada no carretel.

Vantagens do sistema de irrigação autopropelido

As vantagens do sistema de irrigação autopropelido incluem:
  • Automatização: O sistema é capaz de operar de forma totalmente automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção humana e aumentando a eficiência operacional.
  • Uniformidade na irrigação: Como o sistema se move de forma controlada ao longo da área, a distribuição de água é mais uniforme, garantindo uma cobertura completa e consistente.
  • Maior eficiência hídrica: A capacidade de ajustar a velocidade e o padrão de irrigação com precisão permite uma utilização mais eficiente da água, reduzindo desperdícios e custos associados.
  • Adaptabilidade: Pode ser utilizado em terrenos irregulares ou com diferentes tipos de culturas, sendo ajustável conforme as necessidades específicas de cada área.
  • Redução de mão de obra: Ao automatizar o processo de irrigação, há uma redução significativa na necessidade de mão de obra manual, o que pode resultar em economias de custos e maior produtividade.
  • Monitoramento remoto: Alguns sistemas de irrigação autopropelidos podem ser monitorados e controlados remotamente por meio de tecnologias avançadas, oferecendo maior conveniência e capacidade de tomada de decisões em tempo real.
Essas vantagens fazem dos sistemas de irrigação autopropelidos uma escolha atraente para agricultores e produtores que buscam aumentar a eficiência e a produtividade em suas operações.

Fornecedor do sistema de irrigação autopropelido

Você já conhece o sistema de irrigação IRRIGAT? Usando a técnica de irrigação autopropelido, através de um carretel, um canhão com altura regulável, uma motobomba e uma tubulação, fornecemos uma opção do sistema mais funcional e eficiente. Entre em contato com a gente e faça o orçamento do sistema IRRIGAT perfeito para sua produção. Através do sistema irrigat, usando a técnica de irrigação autopropelido, você com certeza otimizar sua produção independente do clima.

Leia também:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui