Turfa líquida: o que é, benefícios e quando usar

Turfa Líquida em plantações

Você provavelmente já ouviu falar de fertilizantes orgânicos, incluindo a turfa líquida, mas, e os benefícios deles para a sua plantação? Conhece? Bem, a produtividade é a resposta que melhor define o uso destes adubos, que muitas vezes acabam sendo esquecidos por conta de produtos industriais de grandes empresas.

A turfa líquida é um dos fertilizantes orgânicos mais eficientes e pode melhorar muito a produtividade da sua plantação. Para entender melhor o que é, os benefícios e quando usar a Turfa Líquida, siga com a gente!

O que é a turfa líquida?

A turfa líquida é um fertilizante orgânico que pode produzir dois tipos diferentes de produtos:

Fúlvico: os produtos fúlvicos servem para aumentar a imunidade das plantas, protegendo elas de doenças e fungos.
Húmico: esse tipo de produto serve para estimular o aumento da produtividade das plantações.

Quais os benefícios da turfa líquida?

Entre os principais benefícios, estão o aumento da produtividade, a partir do aumento do crescimento das raízes da planta e a melhora da nutrição das plantas, pois elimina a lixiviação de adubos e calcários, fazendo com que os nutrientes sejam melhor aproveitados.

Todos esses benefícios são resultados das três ações que a turfa líquida gera nas plantações: ações físicas, químicas ou biológicas. Veja a seguir do que se trata cada uma delas:

Ações físicas

A partir das ações físicas, a turfa desagrega a argila em solos compactados, faz coesão aos solos arenosos, aumenta a capacidade de água no solo e reduz a evaporação da água.

Ações químicas

Com ações químicas, o fertilizante transporta nutrientes até a raiz da planta, produz CO2 por oxidação, favorecendo a fotossíntese, aumenta a capacidade de troca catiônica e retém e facilita a absorção de nutrientes.

Ações biológicas

A turfa também estimula a microflora do solo, favorece a capacidade germinativa das sementes, melhora os processos energéticos dos vegetais e estimula o desenvolvimento das raízes. Com isso, a turfa melhora a qualidade da planta e de seus frutos, aumentando e a produção.

Turfa Líquida em diferentes culturas

O uso da turfa líquida não é exclusivo de uma única cultura agrícola. Ela pode ser usada em diversas lavouras. Os resultados positivos do uso do fertilizante orgânico já foram vistos em plantações de soja, café, milho, feijão, arroz, trigo, cevada, aveia e muitas outras.

A turfa líquida é a melhor forma de fertilizar uma plantação?

Depende. A turfa líquida é apenas uma das formas de realizar a adubação orgânica. Ou seja, o que vai definir se é melhor ou não é o quanto você está disposto a investir e quais recursos já estão disponíveis em suas terras.

Por exemplo, muitos produtores preferem aproveitar os dejetos dos animais e utilizá-los com fertilizantes. Esse processo é mais prático e produtivo com a fertirrigação (o que já une o útil ao agradável: a irrigação e a adubação ocorrem em conjunto)!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui