Como a adubação de pastagem melhora a sua produção?

Adubação em Pastagens

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores de cabeças de gado do mundo, ficando atrás somente da Índia. Por causa disso, uma das principais preocupações dos produtores rurais brasileiros precisa ser a adubação de pastagem. Ela é um dos fatores mais importantes para a qualidade do produto, seja leiteiro ou de corte.

Que tal saber como a adubação de pastagem melhora a sua produção? Abaixo, vamos dar algumas dicas sobre os benefícios da adubação e falar sobre o que é mais usado para fazer esse tipo de produto. Confira!

Benefícios da adubação de pastagem

A pastagem já deixou de ser um item naturalmente consumido pelos animais da agropecuária. Hoje, o pasto precisa ser tratado como verdadeira lavoura, já que é comprovado que a boa alimentação é um dos fatores para que o rebanho seja considerado de melhor qualidade. Uma das maneiras que vem ganhando destaque é o subaproveitamento das pastagens, o que gera muito benefícios para o agronegócio.

Produtividade

Um desses benefícios é a produtividade que, por sua vez, vem a partir do investimento da fertilização do solo. Investir em produtos para que a qualidade da pastagem prospere, suprindo todas as necessidades que um vegetal precisa, fará com que ela cresça com melhor sustento e garantirá uma consequência benéfica para o produto final, seja da cadeia de pasto ou adubo.

Lucratividade

Sem precisar se preocupar com processos extras de engorda do animal, principalmente no período de estiagem, os investimentos que muitas vezes são considerados altos para os produtores rurais geram a longo prazo maior lucratividade para o seu agronegócio. Isso porque o processo de fertilização da pastagem se estende para quando ocorrer a adubação, garantindo os nutrientes ideais para o rebanho.

Saiba mais sobre o que é a fertilização do solo e sua importância!

O que é usado para fazer a adubação das pastagens de qualidade

Calagem: feito de cálcio e magnésio, a principal função da calagem é eliminar o máximo de acidez do solo, além de contribuir para o melhoramento do processo de absorção dos nutrientes das plantas;
Potássio: encontrado em fertilizantes em composto de NPK, o potássio ajuda em funções do metabolismo vegetal, como síntese e distribuição de carboidratos. Também atua na “respiração” durante a fotossíntese da planta;
Fósforo: o fósforo auxilia na transferência de energia celular durante o processo de fotossíntese, auxiliando no crescimento do vegetal. Se não houver fósforo o suficiente em uma planta, o desenvolvimento dela será restrito;
Nitrogênio: um dos elementos mais importantes, o nitrogênio é usado para fertilizar as plantas para que cresçam rapidamente (já que este é um dos componentes mais requeridos pelos vegetais).

Como aumentar o potencial da sua pastagem

A adubação de pastagem, em si, já é uma grande vantagem para produtividade e lucratividade de um agronegócio. Porém, outras práticas também são extremamente necessárias para que o resultado final seja melhor do que o esperado. Por exemplo, a irrigação é um dos fatores que influência diretamente no potencial do seu solo de cultivo, esteja ele adubado ou não.

Por isso, finalizamos o assunto de hoje com uma dica: leia o conteúdo sobre os 3 benefícios de irrigar a pastagem para entender melhor como a irrigação pode aumentar o potencial do seu cultivo o ano inteiro.

Então, o que achou de saber informações sobre a adubação de pastagem? Qualquer dúvida, deixe-nos um comentário aqui mesmo, nesse post. Semana que vem tem mais conteúdo aqui no blog da Irrigat, até mais!

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui