Forragens para animais: o que é e qual a sua importância?

forragens-para-animais-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia

Forragem é a denominação comum dada para a alimentação de animais, da mesma forma que serve para o revestimento do local onde os animais dormem e descansam. Existem inúmeros tipos de forragens para animais. Quer saber um pouco mais sobre o que é forragem e qual a sua importância no campo? Então, você está no lugar certo! Porque nós, da Irrigat, vamos ajudar você a compreender melhor sobre o assunto. Boa leitura!

O que é forragem?

De maneira geral, forragem é, basicamente, todo alimento consumido pelo animal (gramíneas e leguminosas). Igualmente, toda espécie de plantas ou partes de plantas, podendo ser verdes ou secas, utilizada para alimentar os rebanhos de criação para consumo, por exemplo.

Ele pode vir misturado ou puro. Os componentes mais comuns da forragem são: alfafa, aveia, capim, centeio e farelos vegetais, adicionais as cocheiras e cochos ou apenas jogado ao solo para que os animais se alimentem livremente.

Qual a importância da forragem?

Um ponto primordial que destaca a importância da forragem é a quantidade de cabeças de gado que existem no Brasil. Para comentar, existem 208 milhões de animais no território brasileiro, somando 20%, alcançando o 2º lugar. E 168 milhões de hectares, totalizando 45% da área agricultável do país.

Não é à toa que o pastejo seja considerado o recurso mais barato para fornecer alimento para grande quantidade às vacas, com menor custo de produção possível, menor manejo dos animais, como a mão-de-obra e equipamentos mais acessíveis, e menor ocorrência de riscos possíveis.

A produção final em sistemas de pastejo é o efeito da combinação das eficiências, que se atinge em cada etapa do processo produtivo final. O manejo do pasto é, afinal, o que controla toda a eficiência geral do sistema de produção.

Sendo assim, fica visível que, quanto melhor a qualidade da forragem fornecida, muito mais o produtor vai conseguir tirar de cada hectare da sua propriedade. Lembrando que o conceito de qualidade não significa apenas valor nutritivo (VN), ou concentração de nutrientes – os carboidratos e as proteínas – na forragem. Essa definição de qualidade engloba também o próprio consumo da forragem, e para que haja consumo grandioso, além de bom VN, é necessário que haja boa oferta de forragem.

Agora que você já sabe o que é a forragem e qual a sua relevância na pastagem, que tal deixar um comentário nos contando o que achou do artigo? Você também pode gostar do texto Métodos de irrigação: conheça os principais! Até a próxima.

Qual a relação das forragens com irrigação?

A irrigação é fundamental para o cultivo de forragens, pois muitas delas necessitam de água regular para crescerem e se desenvolverem adequadamente. A disponibilidade de água influencia diretamente a produção, qualidade e valor nutritivo das forragens. A irrigação ajuda a garantir um suprimento constante de água para as plantas, promovendo um crescimento mais rápido e uma maior produção de biomassa. Além disso, a irrigação pode ser ajustada para otimizar o uso de água e maximizar a produção de forragem de acordo com as necessidades específicas das diferentes espécies e condições de crescimento.

Leia também em nosso blog:

Banner Blog 720x180 3
× Fale conosco aqui